sábado, 26 de novembro de 2011

Mostra Cultural é sucesso de público e talento!


Os alunos e professores brilharam na Mostra Cultural do CAIC, realizada nesta sexta-feira, 25. Foram evidenciados os projetos desenvolvidos no centro, com a participação de alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Agustini e da Escola Estadual Professora Shirley Saurin. 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO MAIS VIDA: Vencedores do Concurso de Cartaz recebem premiação

Gisele Ivone da Silva, do quinto ano da Escola Municipal Jean Piaget,
do distrito de São Camilo

Gabriela Stefanello, do quinto ano do Colégio
Gabriela Mistral.
Durante o encerramento da edição 2011 do Projeto Mais Vida, foi divulgado o resultado do Concurso de Cartaz com premiação dos melhores trabalhos. O primeiro lugar foi obtido pela aluna Gisele Ivone da Silva, do quinto ano da Escola Municipal Jean Piaget, do distrito de São Camilo. Ela foi orientada pela professora Charlene. O segundo lugar foi obtido pelo aluno Márcio de Souza Paes, do quinto ano do Colégio Gabriela Mistral. A terceira colocação é da aluna Gabriela Stefanello, do quinto ano do Colégio Gabriela Mistral.


Márcio de Souza Paes, do quinto ano do Colégio
 Gabriela Mistral.
Veja mais fotos do evento.

Projeto Mais Vida é concluído com homenagens


Na manhã desta sexta-feira, 25, foi feito o encerramento do Projeto Mais Vida de 2011. Estiveram presentes os estudantes envolvidos com o projeto e que colaboraram com a implementação das atividades de orientação para o combate às drogas. O projeto foi desenvolvido pelo CARTA com envolvimento de outros segmentos, entre eles as secretarias municipais de Educação e Cultura e de Assistência Social. Recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) são aplicados nas atividades que envolvem blitz educativas para distribuição de material educativo, palestras nas escolas e outras ações. Na ocasião do encerramento do projeto, foi enaltecida a parceria com os mais diversos segmentos e também o apoio das escolas e colégios envolvidos.

Estiveram presentes no encerramento o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko; o presidente do CARTA, Sergey Sendtko; o psicólogo responsável pela execução do projeto, Adroaldo Bitencourt; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Maria Aparecida Glaeser; o gerente da Sicredi de Palotina, Ronaldo Ióris. O evento também contou com a participação de um representante do Núcleo Regional de Ensino de Toledo.

CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DO ENCERRAMENTO.

Projeto Mais Vida: Educação divulga vencedores do Concurso de Cartaz

Nesta semana a Secretaria Municipal de Educação e Cultura divulgou o resultado do Concurso de Cartaz promovido através do Projeto Mais Vida, que orienta crianças e adol, adolescentes e a comunidade quanto aos riscos das drogas. O primeiro lugar foi obtido pela aluna Gisele Ivone da Silva, do quinto ano da Escola Municipal Jean Piaget, do distrito de São Camilo. Ela foi orientada pela professora Charlene. O segundo lugar foi obtido pelo aluno Márcio de Souza Paes, do quinto ano do Colégio Gabriela Mistral. A terceira colocação é da aluna Gabriela Stefanello, do quinto ano do Colégio Gabriela Mistral.
Nesta sexta-feira, 25, ocorrerá o encerramento das atividades do Projeto Mais em 2011. O evento será realizado no Centro Luterano de Eventos, às 8h.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Calendário de matrículas na Rede Municipal de Ensino inicia na próxima semana


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina (Semec) inicia na próxima semana o calendário de matriculas e rematriculas para 2012 na Rede Municipal de Ensino, englobando escolas e Centros Municipais de Educação Infantil. A Secretaria de Educação orienta que para os alunos que irão fazer a rematrícula, os pais devem ir à escola na data estipulada no cronograma. Para a primeira matrícula os pais devem apresentar certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de vacinação (exclusivamente educação infantil), comprovante de residência (conta de energia atual), histórico escolar e ou declaração da escola de origem.
As matrículas iniciam na segunda-feira, dia 28. Neste dia e na terça-feira deverão ser matriculados os alunos do Pré 2, ou seja que completarão 5 anos em 2012. Na quarta-feira, dia 30, a matrícula será para alunos do primeiro ano que completam 6 anos em 2012 e que estudam na escola pretendida.
O município de Palotina conta com 9 escolas municipais e cinco Centros de Educação Infantil. Segundo a secretária de Educação, Judith Sendtko, é importante que os pais se atentem a estas datas e garantam a matrícula ou rematrícula dos alunos. Judith frisa que todas as escolas estão preparadas para receber os pais nesse período.


Data
Público
28 e 29/11
Matrículas Pré 2 – Alunos que completarão 5 anos em 2012
30/11
Matrículas 1º. Ano - Alunos que vão completar 6 anos em 2012
1º./12
1º. Ano – Demais alunos novos
5/12
2º. Ano
6/12
3º. Ano
7/12
4º. Ano
5 e 6/12
Alunos que estudam nos Centros Municipais de Educação Infantil
8/12
Transferência entre os centros
8/12
5º. Ano e Classe Especial
12/12
Matrículas alunos novos para os Centros de Educação
12/12
Alunos reprovados na escola
24 e 25/01/2012
Transferência de alunos de Escolas Municipais
26/01/2012
Transferência de alunos de escolas particulares




Eleição define diretores na Rede Municipal de Ensino


Na última quarta-feira foram eleitos os diretores das escolas municipais e centros municipais de Educação Infantil de Palotina. A eleição foi realizada em sete escolas e cinco centros, onde pais, funcionários da educação, professores e membros de Associação de Pais e Mestres (APMFs) compareceram para votar. Apenas nas escolas municipais Joaquim Montediro Martins Franco e Vale Verde não houve votação pois não foram registrados candidatos. Neste caso, segundo a secretária de Educação, Judith Sendtko, os diretores serão indicados após consulta à comunidade escolar, Judth avaliou que o processo eletivo foi tranqüilo em todas as unidades. Ela agradeceu o empenho de pais, professores e servidores da educação que auxiliaram no processo de eleição.

Pesquisa – A Secretaria Municipal de Educação realizou uma pesquisa para saber a opinião sobre o período de mandato dos diretores. Atualmente os diretores são eleitos para um mandato de dois anos. A pesquisa revelou que a maioria prefere mandato de três anos, mudança que passa a vigorar a partir de  agora.

Escolas/Centros
Eleitos
% Votos

Celino Rocha de Araújo
Adriana Stübbe
89,4

Jean Piaget
Neiva Moesch
98,5

Leonardo da Vinci
Tânia Aparecida Galindo da Silva
100

Percicoti
Elceni Nava Bomfim
98,1

Monteiro Lobato
Silvia Benedita O. Vargas
95,4

Terezinha G. Agustini
Odercio Claudino Dressel
87,2

Padre Vitorino Roggia
Franciele Hack Sendtko
88,8

Centro Raio de Sol
Dirlei Salete Bertoglio
100

Centro Pequeno Cidadão
Neiva Gris Zschornack
75,5

 Centro Sementinha do Saber
Ana Paula Alves
87


Sonho de Criança
Neuza Salla Gris
99,4

Centro Arco-Íris
Rosimeire Lourdes dos Santos
79,6







quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Diretores de escolas serão eleitos nesta quarta-feira


Nesta quarta-feira, 23, a comunidade escolar vive um dia de democracia. Os diretores de escolas e colégios da rede pública serão escolhidos por eleição com a participação de pais, professores e funcionários. A votação ocorrerá no horário das 7h30 às 22h, com apuração logo depois do pleito. Em algumas escolas municipais a votação será realizada até às 18h. Podem participar da votação pais, professores, funcionários, membros de APMFs e responsáveis legais pelos alunos.
Na Rede Municipal de Ensino haverá eleição para definição dos diretores de nove escolas municipais e cinco Centros Municipais de Educação Infantil. Apenas nas escolas Joaquim Monteiro Martins Franco e Vale Verde não houve inscrição de interessados. Neste caso os diretores serão indicados pelo município.
Já na rede estadual haverá eleição em todas as escolas e colégios. 
Confira no quadro a relação de unidades de ensino e candidatos.

Eleição nas escolas e centros de educação municipais
Escolas Municipais/Centros
Candidatos
Vereador Luiz Moacir Percicoti
Elceni Nava Bomfim
Monteiro Lobato
Silvia Benedita de Oliveira Vargas
Leonardo Da Vinci
Tânia Aparecida Galindo da Silva
Vitorino Roggia
Franciele H. Sendtko
Celino Rocha de Araújo
Adriana Stübbe
Jean Piaget – São Camilo
Neiva Moesch
Terezinha Giron Agustini
Odércio Dressel
CMEI Arco Íris
Rosimeire dos Santos
CMEI Pequeno Cidadão
Neiva Gris Zschornack
CMEI Sementinha do Saber
Ana Paula Alves
CMEI Raio de Sol
Dirlei Bertoglio
CMEI Sonho de Criança
Neuza Salla Gris


sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alunos do 2º C da Escola Joaquim visitam Reserva Biológica São Camilo

Os alunos do 2º ano C, da professora Vladis Chiesa e Classe Especial B, da professora Marines Andreis Carlos, do período vespertino, visitaram a Reserva Biológica São Camilo, no último dia 9. 


CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES E FOTOS ACESSANDO O BLOG DA ESCOLA.

Escolas de Palotina ganham medalha de ouro nas Olimpíadas de Astronomia



Alunos da Escola Vitorino Roggia: 
quatro medalhas de ouro
As caras de suspense são inegáveis. As crianças esperam ansiosas pelo resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e com os olhos brilhando, imaginam-se ganhadores das medalhas expostas sobre a mesa da escola. Esta cena se repetiu algumas vezes nas escolas de Palotina nas últimas semanas de outubro e na primeira semana de
novembro, quando a coordenação da OBA divulgou o resultado nacional.
Em Palotina algumas escolas se destacaram, levando medalhas de ouro, prata e bronze. Foi o caso do Colégio Cecília Meireles (uma medalha de ouro), Escola Municipal Monteiro Lobato (uma medalha de ouro) e Escola Municipal Vitorino Roggia (quatro medalhas de ouro).
No caso do Vitorino, as quatro medalhas de ouro indicam crescimento de 100% no número de medalhas de ouro ganhas: em 2010 a mesma escola ganhou 2 medalhas. Fora isso, o Vitorino também ganhou mais duas de prata e cinco de bronze, e o Monteiro Lobato, três de prata e sete de bronze.
Destaque para os alunos que ganharam as de ouro na Escola Vitorino: Natalia Padilha, Maria Heloisa Santos, Karine Florencio, Jefersom Rolber. No Monteiro Lobato, a de ouro foi para a aluna com a melhor pontuação na escola, Annie Gabriele Alves Oliveira. No Vitorino, os professores responsáveis pelo feito são Nilza Klug, do 5o. ano e Valéria Ribeiro, do 4o. ano, juntamente com o diretor Jorge Rafael Bach. Uma das coisas mais importantes é que os alunos que participaram e receberam distinção na OBA, tirando nota considerável na prova da olimpíada, todos ganharam certificados de Menção Honrosa. Praticamente todos os alunos de 5o ano das escolas citadas receberam o certificado.
Trabalharam como colaboradores nas escolas os integrantes do projeto "Astronomia para Todos" da UFPR, coordenado pelo prof. Carlos Coimbra e a Secretaria de Educação de Palotina. Os principais colaboradores do projeto pertencem a cursos de graduação da UFPR. Entre eles se destacam Leandro Maurente, Gracy Mazuhovitz, Helio Favero, Lilian Madalena, Luana Lenhard, Raquel Baioco, Isabel Pastore, Luana Miotto, Rafael Duarte de Lima e Joel Rodrigues. "O resultado da OBA em Palotina traz o reflexo de que o assunto Astronomia está sendo levado muito a sério pelas crianças, e ao mesmo tempo estimula a busca sobre o assunto e a curiosidade sobre o universo que nos cerca, tornando nossas crianças cientistas ou astronautas em potencial", comentou Carlos Coimbra, sobre o excelente resultado obtidos pelos estudantes palotinenses.

Diretores de escolas serão eleitos na próxima semana


Na próxima quarta-feira, 23, será um dia de democracia para a comunidade escolar. Os diretores de escolas e colégios da rede pública serão escolhidos por eleição com a participação de pais, professores e funcionários. A votação ocorrerá no horário das 7h30 às 22h, com apuração logo depois do pleito. Em algumas escolas municipais a votação será realizada até às 18h. Podem participar da votação pais, professores, funcionários, membros de APMFs e responsáveis legais pelos alunos.
Na Rede Municipal de Ensino haverá eleição para definição dos diretores de nove escolas municipais e cinco Centros Municipais de Educação Infantil. Apenas nas escolas Joaquim Monteiro Martins Franco e Vale Verde não houve inscrição de interessados. Neste caso os diretores serão indicados pelo município.
Já na rede estadual haverá eleição em todas as escolas e colégios. 
Confira no quadro a relação de unidades de ensino e candidatos.

  Eleição nas escolas e centros de educação municipais
Escolas Municipais/Centros
Candidatos
Vereador Luiz Moacir Percicoti
Elceni Nava Bomfim
Monteiro Lobato
Silvia Benedita de Oliveira Vargas
Leonardo Da Vinci
Tânia Aparecida Galindo da Silva
Vitorino Roggia
Franciele H. Sendtko
Celino Rocha de Araújo
Adriana Stübbe
Jean Piaget – São Camilo
Neiva Moesch
Terezinha Giron Agustini
Odércio Dressel
CMEI Arco Íris
Rosimeire dos Santos
CMEI Pequeno Cidadão
Neiva Gris Zschornack
CMEI Sementinha do Saber
Ana Paula Alves
CMEI Raio de Sol
Dirlei Bertoglio
CMEI Sonho de Criança
Neuza Salla Gris