quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Prefeito participa de reunião na SEMEC

Prefeito na reunião da Semec
Nesta terça-feira (28), o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti esteve participando da reunião semanal da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Nestas reuniões os servidores da secretaria discutem assuntos relacionados às atividades da pasta, bem como trocam experiências sobre cada setor em que são responsáveis. O prefeito disse que tem acompanhado de perto as atividades das secretarias e por isso fez questão de estar na reunião da SEMEC. Giacometti assegurou aos servidores que o município tem se empenhado para melhorar as condições de trabalho ao passo que também cuida da qualidade do ensino através de melhorias no espaço físico e materiais para todas as escolas municipais e centros de educação. Uma das novidades implementadas e que vem chamando a atenção é a lousa digital que começa a ser usada nas unidades de ensino de Palotina.   

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Escolas Municipais de Palotina contam com lousa digital


Lousa digital em teste
As escolas municipais de Palotina passam a contar com uma importante ferramenta para incrementar o ensino. Trata-se da lousa digital, adquirida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e repassada às nove escolas da Rede. Os equipamentos já estão disponíveis e os professores estão recebendo informações sobre manuseio e como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. No dia 14 técnicos da empresa INMadia estiveram na Secretaria Municipal de Educação para repassar algumas informações sobre o funcionamento da tecnologia. A secretária de Educação, Judith Sendtko explica que a lousa digital vai ajudar os professores a incrementar as atividades pedagógicas para melhorar ainda mais a educação. Judith lembra que o município dá um passo à frente ao introduzir esta tecnologia e lembra que na década passada Palotina fez história a ser uma das primeiras cidades a disponibilizar computadores para uso dos alunos. “Nossas escolas e professores estão inseridos nesta era digital e os recursos colocados à disposição agora visam ajudá-los a melhorar ainda mais a educação”, frisa a secretária ao citar que antes do início das aulas as escolas também receberam outros equipamentos como notebooks, projetores e outros itens.

O que é - A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail. (Informações técnicas Revista Escola).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Aulas normais na quinta-feira

Por causa do Carnaval, as aulas na Rede Pública Municipal ocorrerão normalmente somente na quinta-feira, dia 23.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Blog vai divulgar ações dos CMEIs

Os Centros Municipais de Educação Infantil de Palotina terão um espaço na internet para divulgar suas atividades. Em breve entrará no ar a página dos centros para que a população possa conhecer o trabalho realizado e cada uma das cinco unidades mantidas em Palotina através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Aguarde!

Ação voluntária mobiliza pais na Escola Percicoti

Os pais demonstraram espírito de cooperação nos preparativos finais para o início das aulas na Escola Percicoti. No trabalho de limpeza e preparação da escola para receber os alunos, direção, professores e pais fizeram bonito.

ACESSE O BLOG DA ESCOLA E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Abertas inscrições para nova turma de especialização em Biotecnologia e Biologia Molecular


Uma nova turma está sendo formada para o Curso de Especialização em Biotecnologia e Biologia Molecular Aplicada à Agroindústria, que terá início em abril, no Campus Palotina da UFPR. O curso terá carga horária total de 450 horas, devendo se estender até agosto de 2013, com aulas nos finais de semana. Podem participar profissionais graduados nas áreas de Biotecnologia, Biologia, Farmácia, Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e áreas afins.
A matrícula poderá ser feita no período de 26 a 30 de março de 2012, com taxa de R$ 70,00. Os documentos necessários para matrícula são: Fotocópia de RG e CPF. Graduados: Cópia do Histórico Escolar; Graduandos: Cópia do Histórico Escolar comprovando graduação até dezembro de 2013; Comprovante de residência e 2 fotos 3x4.
Outras informações ou dúvidas: Através do email especializabiotec_2011@ufpr.br ou através do telefone: 44 3211 8577

Cultura abre inscrições para Festival Canta Palotina


O Departamento Municipal de Cultura de Palotina, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já definiu o regulamento do Festival Canta Palotina, que será realizado nos dias 16, 17 e 18 de março, no Centro Luterano de Eventos. O festival é aberto à participação de intérpretes de Palotina em quatro categorias: Popular,  Sertaneja, Gospel e Tradicionalista. Nos dias 16 e 17 ocorrerão as fases eliminatórias e no dia 18 será realizada a grande final. Ficou definido que serão inscritos no máximo 15 candidatos em cada categoria e será obedecida a ordem de chegada.
De acordo com a diretora do Departamento de Cultura, Flávia Kuhn, o Canta Palotina vai classificar para a fase regional do Fermop, que é o Festival de Música da Amop. Flávia frisa que o Canta Palotina vem se firmando cada vez mais, se tornando uma oportunidade para valorização e revelação de novos talentos.

Educação inova e distribui cadernos e agendas pedagógicas


Agenda do aluno sendo entregue na Escola Vitorino Roggia

Entre tantas novidades implementadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura para o ano letivo de 2012, a distribuição de cadernos e agendas pedagógicas chama a atenção. Todos os professores e secretários de escolas da Rede Municipal receberam o Caderno Pedagógico em que podem anotar as atividades desenvolvidas com os alunos. O caderno traz informações importantes para uso dos profissionais como Calendário Letivo, telefones úteis, telefones de todas as escolas e colégios além de fotos dos projetos desenvolvidos no município.
Para os alunos foi confeccionada uma agenda que está sendo distribuída em todas as escolas.  Nesta agenda os professores podem anotar recados e orientações aos pais. Segundo a secretária de Educação, Judith Sendtko, tanto a agenda como o caderno são instrumentos para ajudar os professores e alunos no dia-a-dia da atividade escolar.   

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Oração da Escola


Que nenhuma escola funcione sem ter compromisso
Que nenhuma  escola se feche por não ter valor
Que a ética esteja presente no corpo  docente
E que nada no mundo atrapalhe um bom professor.

Que nenhum estudante caminhe sem um horizonte
Que ninguém  prejudique a vida deste sonhador
Que se passe pra ele assuntos mais interessantes
Que ele viva no ontem, no hoje em função de um depois.

Que a escola comece e termine lembrando onde vai
Tendo um profissional confiante em tudo o que faz
Que a escola seja um aconchego de amor e união
Que os alunos conheçam a força da educação!

Abençoa, senhor as escolas, amém!
Abençoa senhor, a  minha também!

Que o educador troque experiência com os estudantes
Que entre eles tenha o espírito de doação
Que os alunos aprendam na escola os conhecimentos
Que a família acompanhe de perto a educação.

Que a escola acolha os alunos com dignidade
Que o ensino seja a certeza do amor entre os dois.
Que o estudante respeite o mestre com sinceridade
Pra que haja esperança e um futuro brilhante depois.

Início do ano letivo na Escola Joaquim Monteiro Martins Franco

Professores, funcionários, equipe e alunos da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco integram-se para o início do ano letivo. Foi realizada reunião pedagógica com os professores que se envolveram também nas atividades de organização das salas. No primeiro dia de aula houve apresentação de todos professores e funcionários aos alunos durante encontro no saguão da escola.


VEJA MAIS FOTOS NO BLOG DA ESCOLA.

Escola Leonardo inicia atividades do PROERD

O PROERD teve início na Escola Municipal Leonardo da Vinci nesta quarta-feira, dia 15. O policial Dulcival esteve na escola repassando informações e fazendo o primeiro contato com os alunos.

ACESSE O BLOG DA ESCOLA E VEJA MAIS FOTOS.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Centros Municipais de Educação Infantil recebem brinquedos

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina investiu recursos próprios do município para adquirir brinquedos para ampliar as opções aos Centros Municipais de Educação Infantil. Piscina de bolinas, casinhas e diversos outros tipos de brinquedos pedagógicos compõem o kit distribuído aos cinco centros do município. Foram atendidos os quatro centros localizados na cidade - Pequeno Cidadão, Arco Íris, Sementinha do Saber e Sonho de Criança - e também o centro Raio de Sol, do distrito de São Camilo. A entrega simbólica dos brinquedos aconteceu em São Camilo com a presença das diretoras de todos os centros, além da secretária de Educação, Judith Sendtko; prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; diretora do Departamento de Educação, Maria Paula Zuchetti; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e o sub-prefeito de São Camilo, Cleomar Luiz Mascarello.

CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Oração da Escola abre ano letivo na Escola Vitorino Roggia

O início das aulas na Escola Municipal Padre Vitorino Roggia, no bairro Santa Terezinha, foi marcado pela presença dos pais e pela apresentação da equipe pedagógica, feita pela diretora Franciele Sendtko. A pastora Eveline cantou a Oração da Escola junto com alunos, pais e professores.


VEJA MAIS FOTOS.
ACESSE O BLOG DA ESCOLA.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Atividades marcam abertura do ano letivo de 2012


Um dia de cultura e informações. Foi assim que os profissionais da área de Educação de Palotina foram recebidos para o primeiro dia de atividades coletivas antes do início do ano letivo de 2012, marcado para a próxima quarta-feira, dia 8. Neste dia a maioria das escolas de Palotina retornarão às aulas.
A programação foi realizada no Teatro Municipal Ludovico Riedi com envolvimento de centenas de profissionais, entre professores, diretores e servidores do setor educacional. Na oportunidade a Escola de Dança Adriana Agustini brindou os participantes com diversas apresentações através do espetáculo intitulado “Em Busca da Fama”. Duas palestras também foram realizadas, sendo uma com a odontóloga Mayara Patel, que abordou sobre primeiros socorros no ambiente da escola e outra com o professor Márcio Sampaio de Marins, que abordou sobre auto conhecimento e atuação como professor.
 
Durante a abertura a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko destacou que um esforço muito grande tem sido empreendido em Palotina para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Ele reforçou que o governo municipal está priorizando a melhoria na estrutura física das escolas, inclusive com ampliações para atender a demanda. Outra melhoria diz respeito à informatização com aquisição de computadores, projetores e lousa digital para melhorar as aulas. O prefeito Luiz Ernesto de Giacometti por sua vez agradeceu o empenho de todos os profissionais da educação e assegurou que o município está atento às necessidades do setor.
Também presentes ao evento, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e o promotor de Justiça da Comarca de Palotina, Régis Vicente Sartori, enalteceram que os profissionais tem papel importante na garantia da verdadeira qualidade do ensino. O encontro também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Educação, Lucilda Binsfeld; da presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, Sandra Becker e da vereadora Eleci Donin.
Posse – Por ocasião da abertura das atividades foi dada posse aos novos diretores de escolas e Centros Municipais de Educação Infantil, eleitos em novembro do ano passado. Eles terão mandato de três anos

Pastoral da Educação coordena missa nesta sexta-feira


A Pastoral da Educação de Palotina comanda a programação litúrgica de uma missa que acontece nesta sexta-feira, 3, a partir das 19h30, na Igreja Matriz São Vicente Pallotti. Todos os profissionais da educação e a população são convidados a participar da celebração. As aulas na Rede Pública Municipal iniciam no dia 8.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dia de Cultura e informações aos profissionais da Educação de Palotina

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina programou diversas atividades que foram realizadas nesta quarta-feira, a uma semana do início das aulas na Rede Municipal de Ensino. Houve apresentações culturais com alunos da Escola de Dança Adriana Agustini. Também foram empossados os diretores das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, eleitos ou indicados no final do ano passado. Também foram realizadas palestras de motivação e também técnicas, além da troca de experiências entre os profissionais de educação do município. Na oportunidade estiveram participando a secretária municipal de Educação e Cultura, Judith Sendtko; o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e a vereadora Eleci Donin, além de outras lideranças.

CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO.