sexta-feira, 27 de abril de 2012

Escola Monteiro Lobato inaugura nova sala de aula



Na noite de sexta-feira (20) a Escola Municipal Monteiro Lobato realizou uma programação especial para comemorar seus dez anos e também homenagear o patrono Monteiro Lobato, já que no dia 18 foi o aniversário de nascimento do escritor e Dia Nacional do Livro Infantil. Durante a última semana foram realizadas diversas atividades. Na sexta-feira foi inaugurada a ampliação da escola que ganhou mais uma sala de aula. A prefeitura investiu recursos próprios para a melhoria através da Secretaria de Educação e Cultura. Participaram da inauguração, entre outras lideranças, o presidente da Câmara Sérgio Luiz Sevignani e os vereadores Eloir Berno e Eleci Donin; o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; o vice-prefeito Juarez Pastore e a secretária de Educação, Judith Sendtko. A inauguração contou com a presença de pais, professores, estudantes e direção da escola. A diretora Silvia Vargas agradeceu o apoio recebido do município para as melhorias e destacou que a nova sala supre uma necessidade de espaço que a escola tinha desde o ano passado.

EJA abre matrículas para novas turmas em Palotina


Estão abertas as matrículas para os interessados em participar  da Educação de Jovens e Adultos (EJA fase I ) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
A EJA fase I atende alunos a partir de 15 anos de idade, sem escolarização ou que não tenham concluído a 4ª série.
Os interessados devem dirigir-se até a Escola Pe. Vitorino Roggia no Bairro Santa Terezinha, ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura para efetuarem sua matrícula, levando cópia da identidade e da conta de luz.

Projeto de Equitação atende estudantes do quinto ano de Palotina


Na quinta-feira da semana passada (19) aconteceu o lançamento do projeto Equitação 2012, resultado de uma parceria envolvendo a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prefeitura e Escola de Equitação. O projeto atende estudantes do 5º ano da Rede Municipal de Ensino. A secretária de Educação, Judith Sendtko, esteve na abertura das atividades e explicou que os alunos são escolhidos para as vagas do projeto seguindo alguns critérios, entre os quais serem destaques em comportamento, aproveitamento, assiduidade e bom relacionamento com os colegas e professores. As aulas do projeto serão ministradas uma vez por semana, no contraturno escolar. O projeto será desenvolvido até o final do ano.

Começam os preparativos da edição 2012 do Fermop


Reunidos na manhã da última terça-feira (24) na sede da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), secretários de Cultura e diretores de Departamento das 52 prefeituras da área de abrangência da entidade municipalista discutiram os primeiros preparativos para o maior evento artístico da região Oeste e um dos mais importantes do Paraná, o Fermop (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná).
O evento vai premiar os melhores intérpretes nas categorias Sertaneja, Popular e Gospel e tudo indica será realizado entre os meses de junho e julho, devido ao calendário eleitoral que limita a realização de alguns eventos. De imediato, alguns municípios já se colocaram à disposição para sediar as etapas classificatórias e a grande final.
A reunião contou com as presenças, entre outros, do prefeito de Matelândia e primeiro vice-presidente da Amop, Edson Antônio Primon, que na ocasião representou o prefeito de Toledo e presidente da Amop, José Carlos Schiavinato. Além dele, participou da reunião o chefe do escritório regional da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Francisco Menin (um dos fundadores do Fermop), e ainda o secretário executivo da Amop, Vinicius Almeida.

Palotina sedia Festival de Música Evangélica


Começou ontem e prossegue até sábado (28) a primeira edição do Festival de Música Evangélica (FEMUSE), numa realização conjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prefeitura e Conselho de Pastores Evangélicos de Palotina (COPEP).  A animação do evento está a cargo da Banda Brilho Paraná, reunindo intérpretes nas categorias Infanto Juvenil e Adulto.
O festival divide-se em duas etapas. Ontem e hoje acontece a fase eliminatória. Amanhã será realizada a final com premiação dos melhores intérpretes de cada categoria. O festival inicia às 19h30, no Teatro Municipal, Ludovico Riedi, com entrada franca.

TANZ UND LIEBE participa de eventos regionais


O grupo de dança folclórica alemã “TANZ UND LIEBE”, de Palotina, tem participado ativamente em eventos que promovem a cultura regional. No último domingo (22) o grupo participou de encontro de dança folclórica em Alto Santa Fé.
No decorrer do ano o grupo já tem participação confirmada nos seguintes eventos: 28/04 – Encontro em Entre Rios do Oeste; 05/05 – Encontro em Pato Bragado (pela manhã); 05/05 – Encontro em Céu Azul (à noite); 27/05 – Encontro em Marechal Cândido Rondon; 02/06 – Encontro em Nova Santa Rosa; 07/07 – Encontro em Entre Rios do Oeste; 23 e 24/08 – Encontro em Quatro Pontes; 31/08 – Encontro em Mercedes; 02/09 – Encontro em Toledo e 20/10 – Em Palotina – 5º Chopp Fest (Baile no CTG).
O TANZ UND LIEBE tem seus ensaios aos domingos a partir das 20h, no Centro de Convivência – Clube do Vovô.  A direção convida quem gosta de dançar e se divertir e ainda divulgar o folclore do município através da dança para participar deste grupo.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Palotina sedia encontro de Educação Ambiental em Unidades de Conservação


Uma importante atividade foi realizada ontem em Palotina. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Secretaria de Estado da Educação promoveram, no Parque Estadual São Camilo, o I Encontro de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Paraná, como parte do Programa Parque Escola.
Participaram do encontro representantes do IAP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Secretaria de Estado da Educação, além de gerentes de unidades de conservação; chefes dos núcleos regionais de educação e professores da rede estadual e municipal de ensino. Também estiveram presentes o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; a secretária de Educação, Judith Sendtko; vice-prefeito Juarez Pastore; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e o vereador Osvaldo Paulino de Freitas.
Durante todo o dia foram realizadas diversas atividades. O Programa Parque Escola foi lançado pelo governador Beto Richa em junho de 2011. Neste ano, o programa passa a receber o apoio do Instituto Federal do Paraná, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fornece aos professores materiais lúdicos e didáticos para uso em sala de aula e cursos à distância (EAD). A previsão é que o programa atenda mais de 33 mil alunos e 3 mil professores em 14 unidades de conservação estaduais em 2012.

Apresentações culturais – Durante a abertura do evento, duas apresentações culturais chamaram a atenção dos participantes. Os estudantes do Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, Jefferson, João Henrique e Reynaldo cantaram aos presentes. As alunas do CAIC, representando as escolas Shirley Saurin (Estadual) e Terezinha Giron Agustini (Municipal) apresentaram a dramatização intitulada “Muito Prazer, meu nome é Gaia!

Criatividade no CAIC


Com objetivo de incentivar a leitura e divulgar o quanto isso é importante, o Centro Municipal de Educação Infantil Sementinha do Saber, que funciona no CAIC, está realizando um projeto importante. A equipe do centro ornamentou um carrinho de supermercado (foto) e junto com as crianças fez um passeio pelo bairro para fazer a leitura de histórias para as pessoas que encontraram. 

Escola Monteiro Lobato comemora 10 anos com homenagem a patrono


Neste ano a Escola Municipal Monteiro Lobato, instalada no bairro Osvaldo Cruz, comemora 10 anos de funcionamento. Para marcar a data a escola está realizando uma programação com a Semana de Monteiro Lobato e do Livro Infantil. As atividades iniciaram na segunda-feira (16) e terminam nesta sexta-feira (20) com exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e também apresentações culturais.
Na segunda-feira aconteceu a apresentação dos principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo através dos alunos do 5º ano da escola. Na terça-feira alunas do curso de Formação de Docentes, do Colégio Santo Agostinho, realizou a apresentação dando enfoque à obra de Monteiro Lobato. Na quarta-feira aconteceu apresentação dos alunos da Escola Municipal Vereador Luiz Moacir Percicoti. Ontem as atividades se concentraram na apresentação de um vídeo com documentário da biografia de Monteiro Lobato. Para hoje está previsto momento de leitura das obras de Monteiro Lobato.
Marcando o aniversário da escola, será realizada à noite, a partir das 19h, a inauguração de uma sala de aula construída pelo município. O evento vai reunir professores, alunos, funcionários da escola, pais e autoridades.

Dia Nacional do Livro Infantil - Os livros são grandes formadores na infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador. Mesmo com tanta tecnologia e a era da informática, as histórias infantis ainda encantam e fazem as crianças “viajarem” num mundo de fantasias.
Aquilo que lemos quando criança é o que mais nos marca, é o que fica na memória, tanto que as fábulas e contos acabam passando de geração para geração nas famílias.
E tem como não se apaixonar pelas princesas e príncipes? Bonecas de pano e bichos falantes? Fadas e magos? Um mundo a parte da realidade, cheio de cores e alegria. Nesta fase da vida criamos sonhos, transformamos o mundo num lugar do bem e sempre com um final feliz.
Data escolhida em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato que nasceu em 18 de Abril de 1822 e que foi o autor da literatura infantil no Brasil.


Sacolas da leitura


Na foto a bibliotecária Gabriele Ottowicz; diretora da
 escola, Silvia Vargas; professora Valdirene Lisboa 
Vicente e supervisoras e orientadoras da escola, 
Ivanir Missio e Renilda Juchem
Na Escola Monteiro Lobato uma iniciativa sugerida no Grupo Permanente de Incentivo à Leitura de Palotina (GPIL) ganhou importância. A escola confeccionou uma sacola que semanalmente será entregue com livros e jornais para que os alunos possam levar para a casa e fazer a leitura. A professora Valdirene Lisboa Vicente, que representa a escola no GPIL destaca que várias ações já são realizadas para incentivar a leitura, mas a estratégia da sacola reforça o trabalho.
Nesta sexta-feira(20) o projeto da sacola será lançado à comunidade escolar. 

Centro Arco-Íris completa 2 anos



Equipe do CMEI Arco-Íris com as crianças 
No próximo dia 24 o Centro Municipal de Educação Infantil Arco-Íris, instalado no bairro Jardim Universitário, completa dois anos de funcionamento. O centro atende cerca de 100 crianças com idade entre 4 meses e 4 anos. Uma equipe de 22 profissionais atua no centro garantindo atendimento às crianças. A diretora Rosimeire Lourdes dos Santos reuniu todas as crianças nesta semana para registrar o trabalho realizado no centro. Ela destaca que há um empenho muito grande de toda a equipe e apoio fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Prefeitura para garantir que todas as crianças recebam atendimento de qualidade. Rosimeire destaca os investimentos para garantir o atendimento da demanda por vagas e lembra que uma nova estrutura está sendo construída no bairro e no futuro o centro estará no novo prédio.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Professores de Palotina tem capacitação sobre inclusão

Psicopedagoga Rosilei Dazzi e a psicóloga Bernardete Barbian 
planejam atividades da capacitação

Na última semana a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou mais uma etapa de capacitação em serviço. Nos grupos os professores estiveram estudando diversos conteúdos. Um dos assuntos abordados foi a questão da inclusão, onde as profissionais da secretaria, Bernardete Barbian (psicóloga) e Rosilei Dazzi (psicopedagoga), estiveram trabalhando o tema com todos os professores do Pré II ao 5º ano da rede municipal.  O objetivo foi refletir sobre processo de inclusão, que desperta interesse por parte dos educadores, tendo em vista as muitas mudanças históricas e legais na área da educação especial.
Outro aspecto abordado foi a realidade atual do município de Palotina em relação à inclusão. O município oferta atendimento em duas Classes Especiais, duas Salas de Recursos, uma Sala de Recursos Multifuncional e um Centro de Atendimento na Área da Deficiência Visual (CAEDV), envolvendo 101 alunos. Segundo Rosilei Dazzi alguns alunos estão em período de transição e no momento recebem atendimento na escola especializada e no ensino regular. Outros que já superaram essa fase já estão devidamente inclusos.
Por ocasião da capacitação também foi repassado aos professores o informativo da Federação das APAES do Estado do Paraná, enfocando o I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla da Educação Básica, em nível de Paraná e realizado em Palotina em abril de  2011. Na oportunidade alunos, pais, professores e especialistas estiveram avaliando o processo de inclusão.
Na próxima quinta-feira, dia 19, os professores que atuam na Educação Especial, estarão reunidos para estudarem sobre o assunto.


Mensal 

A secretária de Educação e Cultura de Palotina, Judith Sendtko explica que a capacitação em serviço acontece mensalmente, sempre na segunda semana do mês. Todos os professores do ensino fundamental das escolas municipais de Palotina participam desta capacitação. “Nesta capacitação outro profissional estará em sala de aula e pelo menos quatro horas por mês os professores estudarão um tema específico de acordo com a série/ano que estão trabalhando com temas de interesse de todos os professores. Neste mês de abril o assunto geral foi sobre a educação inclusiva”, explica Judith ao destacar o envolvimento e o interesse dos professores nesta capacitação.


BEM VINDO À HOLANDA
                                                               
Este texto é uma descrição sobre a experiência de Emily Perl Knisley de dar à luz a uma criança com deficiência. Apresentado na capacitação ministrada aos professores da rede municipal (Pré II ao 5º. Ano), o texto é uma tentativa de ajudar pessoas que não têm com quem compartilhar essa experiência única, a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la.

Seria... 

Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias  para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu. O Davi de Michelângelo. As gôndolas em Veneza. Você pode até aprender algumas frases em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia! Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterrissa. O comissário de bordo chega e diz:
- BEM VINDO À HOLANDA!
- Holanda!?! - Diz você. - O que quer dizer com Holanda!?!? Eu escolhi a Itália! Eu devia ter chegado à Itália. Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália!
Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrissaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar todo um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente. É mais baixo e menos ensolarado que a Itália. Mas após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor, começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália, estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda sua vida você dirá: - Sim, era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado!.
E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora. Porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém, se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não ter chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais sobre a Holanda.

Emily Perl Knisley, (1987).
Secretaria de Educação e Cultura de Palotina - 2012

Atividades pedagógicas marcam recepção no curso de formação de docentes no Santo Agostinho


Como acontece todos os anos, os alunos do Curso Formação de Docentes do Colégio Estadual Santo Agostinho prepararam uma recepção para dar as boas vindas aos recém-chegados. Conforme a coordenadora do curso, Vera Lúcia da Silva, na ocasião foi feita uma acolhida sadia, participativa e festiva, onde os alunos desenvolveram atividades pedagógicas, para que os novos alunos sentissem acolhidos ao novo caminho que escolheram para complementarem sua formação estudantil e intelectual, visto que o curso trabalha com o ser humano, buscando desenvolver todas as suas potencialidades.

O curso 
O curso Formação de Docentes tem duração de quatro anos e realiza atividades práticas que possibilitam o desenvolvimento das potencialidades educativas, focando a vivência de experiências significativas ao processo de ensino e aprendizagem. Essas atividades se constituem em projetos pedagógicos que enfocam diferentes temas, relacionados à educação.
O primeiro ano centra-se no projeto “Sentidos e Significados do ser Professor”, o qual prioriza a expansão do profissionalismo docente, a fim de ser tornar reconhecida a função social e histórica que o constitui,possibilitando a observação do trabalho docente pelos alunos. Isso implicará visitas para Centros de Educação Infantil; instituições que tenham maternal e pré-escola; escolas, preferencialmente no 1º e 2º ano.
No segundo ano, pretende-se colocar os alunos em contato com situações problemas no âmbito de algumas modalidades específicas e de experiências educacionais extra-escolares; tendo como foco a “Pluralidade Cultural, as diversidades, as desigualdades e a educação em todos os seus aspectos (social, cultural, político, econômico e racial)”.
A turma do terceiro ano tem por foco o desenvolvimento de projetos lúdicos pedagógicos, focando a importância da brincadeira no processo de formação da criança, observando os condicionantes da infância e da família no Brasil e os fundamentos da educação infantil.
O quarto ano tem por objetivo desenvolver a prática docente, assim as atividades centram-se em ações educativas que visem à articulação dos saberes pedagógicos bem como profissionais com o contexto da práxis formativa.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas diretamente na secretaria do Colégio Santo Agostinho pelo telefone (44) 3649-6060.

UFPR abre seis vagas para biblioteca em Palotina


A Universidade Federal do Paraná realizará concurso para preenchimento de seis vagas no Campus Palotina, sendo uma para bibliotecário e cinco para auxiliar de biblioteca.
A inscrição dos interessados deverá ser feita, exclusivamente, via Internet, até às 16h do dia 27 de abril, mediante o preenchimento do formulário de inscrição nos sites www.nc.ufpr.br e www.progepe.ufpr.br .
As provas objetivas serão realizadas no dia  27 de maio, com início às  08h30 e duração de quatro horas.

sábado, 14 de abril de 2012

Escola Percicoti inaugura ampliação


Inauguração aconteceu na sexta-feira
CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS.

Na noite de sexta-feira (13) a Escola Municipal Vereador Luiz Moacir Percicoti inaugurou as melhorias realizadas na sua estrutura. Com recursos próprios, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (Semec), construiu uma sala para almoxarifado e lavanderia. Com isso a sala dos professores foi remanejada e isso permitiu a disponibilização de mais uma sala de aula para atender a demanda de alunos que neste ano é maior. A inauguração reuniu pais, professores, direção da escola, equipe da Semec e contou com a presença do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; secretária de Educação, Judith Sendtko; secretário de Obras, Nivaldo Antonio Domingos; vereadores Eleci Donin, Eloir Berno e Osvaldo Paulino de Freitas e também o promotor de Justiça da Comarca de Palotina, Régis Vicente Sartori. Na ocasião o prefeito destacou os investimentos que vem sendo realizados para garantir um atendimento ainda melhor nas escolas municipais e Centros de Educação Infantil do município. Luiz Ernesto de Giacometti citou nos últimos anos todas as escolas receberam algum tipo de melhoria e que neste ano foram implementadas diversas inovações nas unidades como equipamentos de informática, lousas digitais, mesas educacionais tecnológicas, entre outras.
A diretora da Escola Percicoti, Elceni Nava Bomfim registrou que o apoio do município tem sido decisivo na melhoria das condições de ensino. Através da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (AMPF) da escola, foram entregues algumas reivindicações. O prefeito garantiu que todas terão atenção e a intenção é concretizar a maioria ainda neste ano.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Curso ensina teatro, cinema e televisão em Palotina


Com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Prefeitura e Associação Palotinense de Cultura, está sendo disponibilizado gratuitamente à população um curso de teatro, cinema e tevê. Diversas oficinas são ministradas neste curso, entre elas: - Processos de interpretação; - Jogos cênicos; - Expressão Corporal; - Técnicas de Interpretação para Teatro; - Técnicas de Interpretação para Cinema e Técnicas de Interpretação para Comerciais.
As aulas serão realizadas no Teatro Municipal, ministradas pelo professor Alexandre Helfer. Inscrições podem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal. Informações pelo telefone (44) 3913-1030.

Palotina vai realizar primeiro Festival de Música Evangélica

Reunião que definiu detalhes do festival
Com a finalidade de promover o intercâmbio cultural, intensificar o movimento musical das igrejas evangélicas, além de descobrir e valorizar novos talentos, difundindo a música como um dos meios essenciais da expressão cultural, a administração municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, com apoio do Conselho de Pastores de Palotina e das Igrejas Evangélicas, vai realizar de 26 a 28 de abril o 1o. Festival de Música Evangélica - Femuse. Com o tema ´Deus é Maior´, o festival será realizado no teatro municipal Ludovico Riedi com entrada franca.
As inscrições foram abertas no último dia 24 de março. De acordo com a coordenação, nesta primeira edição do Femuse serão aceitas 30 inscrições em duas categorias, infanto juvenil (de oito a 15 anos) e na categoria adulto (acima de 16 anos) que vão participar das eliminatórias que acontecem na quinta-feira, dia 26 e na sexta-feira, dia 27. No sábado, dia 28, acontece a grande final com os cinco melhores classificados em cada categoria.

PREMIAÇÃO
O Primeiro Femuse vai premiar com dinheiro e troféu os três melhores intérpretes de cada categoria sendo R$ 500,00 para o primeiro colocado; R$ 400,00 para o segundo e  R$ 200,00 para o terceiro colocado. O quarto e quinto colocados de cada categoria receberão troféu.

Miss Palotina se torna Miss Paraná 2012


Alessandra Bernardi, Miss Paraná 2012

A Miss Paraná 2012 é Alessandra Bernardi, de 20 anos, de Palotina. A eleição aconteceu já no início da madrugada de sexta-feira, dia 6, tendo começado na noite de quinta-feira, dia 5 em Maringá, reunindo 56 candidatas para a escolha da mais bela mulher do Estado. Vale lembrar que o título dá direito a concorrer ao Miss Brasil.
Alessandra tem 20 anos, 1,73 m de altura, 58 kg e é acadêmica do curso de medicina. Para a miss, a palavra "simplicidade" é a que a resume. Confira o perfil completo dela ao final da reportagem.
2º lugar para a princesa, Miss Cascavel.
3º lugar vai para Miss Umuarama, Gisele (segunda princesa).
4º lugar para Miss Maringá, Carla.
5º lugar: Miss Marechal Cândido Rondon, Rafaele.
Miss Fotogenia (rosto mais expressivo) é coroada a Miss Entre Rios do Oeste.
Eleita Miss Silhouette (melhor corpo): Miss Dois Vizinhos.
A Miss Personalidade (que concedeu a melhor entrevista) é a Miss Cascavel.
A Miss Make Up (de melhor produzida) é a Rubia, de Quedas do Iguaçu.

Perfil de Alessandra Bernardi
Data de Nascimento: 23/05/1992
Idade: 20 anos
Altura:1,73
Peso: 58 Kg
Pais: Arlete Lazzari Bernardi e Nadir Antonio Bernardi
Tem Irmão(s): Sim, Camila (15 anos) e Matheus Antônio( 6 anos)
Atividade profissional: Acadêmica do Curso de Medicina
Uma música: If today was your last Day – Nickelback.
Um livro: A menina que roubava livros
Um filme: Água para elefantes
Um ator ou atriz: Morgan Freeman
Uma Banda: Nickelback
Um programa de TV: Friends
Uma personalidade: Ayrton Senna
Uma dor: Perder um ente querido
Uma alegria: Estar com a família
Uma tristeza: Violência e Impunidade
Uma decepção: Política
Uma realização: Passar no vestibular de Medicina
Um sonho: Formar uma família e ser uma profissional de respeito.
Uma qualidade: Força de vontade
O Essencial é: Caráter
Se resuma em uma palavra: Simplicidade
Ser Miss é: Ser exemplo não só de beleza, mas principalmente de caráter, boa educação e respeito pela sua terra.
Uma frase: A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível. (Autor desconhecido)
Agracimentos: Minha família, amigos. A Landa Becker, organizadora do Miss Palotina. Dzidzi estética, Academia Boa Forma, Luciana Formenttini, Studio Paulo Klein, Silvinha Machado Fotografias e Prefeitura Municipal de Palotina.



quarta-feira, 4 de abril de 2012

Palotinense disputa Miss Paraná 2012


Alessandra Bernardi
A palotinense Alessandra Bernardi, atual Miss Palotina, está em Maringá onde disputa o título de Miss Paraná 2012. O desfile acontece hoje e reúne 56 candidatas de diversas regiões do Estado. Para incentivar a palotinense e torcer pela vitória, um grupo de pessoas participará do evento. 

O Miss Paraná  é realizado desde 1955, dando visibilidade não somente à beleza da mulher paranaense, como investindo também em campanhas de conscientização desde 2007. Este ano, o foco é a conscientização ambiental. O homenageado da edição será Elvis Presley, após 35 anos de sua morte, com a apresentação de Edson Galhardi, cover do rei do rock, na quinta-feira.

A Miss Paraná será escolhida na noite hoje e a vencedora concorrerá ao título de Miss Brasil. 

Palotina participa do Fórum Estadual da Undime


Equipe de Palotina que foi ao Fórum da Undime

O município de Palotina esteve representado no 12º. Fórum Estadual Extraordinário promovido pela Undime/PR (União dos Dirigentes Municipais de Educação-Paraná). O evento foi realizado em Curitiba, no período de 26 a 28 de março. Temas como o piso salarial do magistério, o PNE (Plano Nacional de Educação), o corte etário e o transporte escolar foram debatidos no fórum.
A presidenta da Undime-PR, Cláudia Maria da Cruz, defendeu uma interlocução permanente entre todos os órgãos envolvidos na Educação para buscar melhorias de políticas públicas para a área. “Sozinhos, não conseguiremos nada. Temos divergências, mas precisamos buscar as convergências para resolver os problemas que temos na Educação”, disse.
Durante a abertura do evento, foi instituído o Comitê Estadual da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Criado em 1999, o Comitê recebe o apoio de duzentas organizações do Brasil e se destina tanto a apoiar e desenvolver ações em defesa do acesso à Educação para todos quanto a lutar pela melhoria da qualidade do ensino.
De Palotina estiveram no evento a secretária de Educação, Judith Sendtko; o vice-prefeito Juarez Pastore; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Suelene Matia e as diretoras da Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, Nauli Viletti e Escola Percicoti, Elceni Nava Bonfim.

Reitor da UFPR visita Palotina e inaugura obras no Campus


Reitor reunido com lideranças

Durante todo o dia da última terça-feira (03) o Campus Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) esteve movimentado com uma série de atividades envolvendo professores, técnicos, acadêmicos e a administração central da universidade. O reitor Zaki Akel Sobrinho, o vice-reitor Rogério Mulinari, pró-reitores e assessores passaram o dia participando de vários encontros e inauguraram duas importantes obras consolidadas no Campus.  Trata-se do bloco de laboratórios de Química e também o Centro de Experimentação de Pequenos Ruminantes.
Antes da inauguração o reitor se reuniu com representantes do Centro Acadêmico. Em seguida foi a vez de coordenadores de cursos e professores. Em outro encontro participaram técnicos administrativos do campus. Para apresentar os avanços conquistados pelo Campus nos últimos anos, o reitor dirigiu importante reunião com a comunidade, reunindo técnicos da universidade e também lideranças, entre elas o deputado federal Dilceu Sperafico; prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani; vereadores Osvaldo Paulino de Freitas e o presidente da Associação de Amigos do Campus, Selmar Basso.
Campus ganhou novo bloco de laboratórios de Quimica
O reitor expôs a sua satisfação de vir a Palotina e ver a constante evolução do Campus. Ele enalteceu que os desafios ainda são grandes, mas que com a soma de esforços muitas conquistas ainda serão somadas em prol a UFPR de Palotina. Zaki informou que o Campus recebeu nos últimos anos investimentos que já somam R$ 9 milhões em melhorias na infra-estrutura com novos prédios e equipamentos. (Publico por Folha de Palotina). 

Programa Adolescente Apreendiz abre inscrições


Estão abertas as matrículas para mais uma turma para o Programa Adolescente Aprendiz, desenvolvido pelo Serviço de Obras Sociais de Palotina.  Poderão ser matriculados jovens de 14 anos a 17 anos e meio e que estejam cursando no mínimo a sétima série. As matrículas deverão ser feitas no Serviço de Obras Sociais, com a coordenadora Maria das Graças Bittencourt. O inicio das aulas será dia 20 de abril, no período da manhã. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3649-3331, ramal 26.

Projeto Mais Vida e Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência são iniciados em Palotina


VEJA MAIS FOTOS DA NOTÍCIA
Na noite da última terça-feira (3) foram iniciadas as atividades de duas importantes iniciativas desenvolvidas em Palotina. Trata-se do Projeto Mais Vida, que orienta sobre os perigos das drogas e da violência e o Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência. As ações envolvem estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e são desenvolvidas através de parceria envolvendo o poder público, através das secretarias municipais de Educação e Cultura; Saúde e Assistência Social, e entidades que atendem ou defendem os interesses de crianças e adolescentes.
O Projeto Mais Vida é concretizado através da parceria com o CARTA que investe recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O Programa de Prevenção de Gravidez na Adolescência (PPGA) acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e as escolas, contando ainda com apoio e incentivo do Núcleo Regional da Educação e Toledo.
O início das atividades dos programas reuniu estudantes, pais e professores, além de representantes de todas as entidades envolvidas. Também estiveram presentes o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani; vereadora Eleci Donin; representantes do Núcleo Regional de Educação de Toledo e os secretários municipais Judith Sendtko (Educação e Cultura); Nissandra Karsten (Saúde) e Darcy Gris (Assistência Social). Ao discursarem as lideranças enalteceram a importância do trabalho realizado com crianças e adolescentes para reduzir a violência, combater o uso de drogas e diminuir o índice de gravidez na adololescência. Segundo Nissandra Karsten Palotina vem registrando uma queda neste índice desde 2008. Falando em nome do Núcleo de Educação de Toledo, Maria Zancanaro, elogiou o empenho de Palotina em manter os projetos e lembrou que as iniciativas servem de exemplo para outros municípios. “Palotina está de parabéns porque leva a sério estes programas que ajudam nossas crianças e adolescentes e consequentemente a comunidade”, disse.    
A solenidade foi encerrada com apresentação teatral a cargo do grupo Amadores Cia de Teatro, de Toledo, que encenou a peça “Nós Dois”.

Escolas - Participam do PPGA e Projeto Mais Vida estudantes das escolas Escola Santa Terezinha, Shirley Saurin, Tancredo Neves; Cemic e colégios Zardo, Ceeduc, Gabriela Mistral, Cecília Meireles, Barão do Rio Branco e Santo Agostinho.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Programa de Prevenção à Gravidez e Projeto Mais Vida serão lançados nesta terça-feira

Acontece nesta terça-feira, 3, o lançamento do Programa de Prevenção à Gravidez na Adolescência (PPGA) e o Projeto Mais Vida, duas importantes ações desenvolvidas no município com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec). O lançamento ocorrerá às 19h30, no Teatro Municipal Ludovico Riedi.