quinta-feira, 31 de maio de 2012

Escola Celino vai escolher Rei e Rainha da Pipoca


Candidatos a Rei e Rainha da Pipoca da Escola Celino: 
Yanny Borges da Silva, Gabriela Vitória Rodrigues Cordeiro, 
Rodrigo Henrique Paranha dos Santos, 
Giovani Blanger Rodrigues e Ana Flávia Fontoura Blanger.

No próximo dia 9 a Escola Municipal Celino Rocha Araújo, do bairro jardim Primavera (Cohapar), realizará sua tradicional Festa Junina com diversas atrações. O evento inicia às 14h, na quadra de esportes da escola.
Entre as atrações do evento, está a coroação do Rei e Rainha da Pipoca. São candidatos os estudantes Yanny Borges da Silva, Gabriela Vitória Rodrigues Cordeiro, Rodrigo Henrique Paranha dos Santos, Giovani Blanger Rodrigues e Ana Flávia Fontoura Blanger. 

Escolas municipais de Palotina passam a contar com mesas alfabetizadoras


O município de Palotina está disponibilizando mais uma importante ferramenta para auxiliar na educação das crianças vinculadas à Rede Municipal de Ensino. Depois de inovar com a aquisição da Lousa Digital, disponibilizada para todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu mesas alfabetizadoras que também estarão à disposição dos professores. Durante esta semana foi realizada uma capacitação para os profissionais da área de educação que vão utilizar o equipamento que inicialmente serão disponibilizados para as salas de apoio das escolas, mas que poderá ser utilizado para as atividades do dia-a-dia da educação. A capacitação envolveu professores das salas de apoio, de informática e equipe pedagógica.

A tecnologia será disponibilizada para as nove escolas municipais e também para o Cemic de Palotina. A secretária de Educação, Judith Sendtko, destaca que a capacitação é importante porque se trata de uma tecnologia nova. Ela ressalta o fato de Palotina sair na frente ao buscar introduzir a ferramenta no processo de ensino, a exemplo da lousa digital. “Estes recursos tecnológicos visam melhorar ainda mais a educação em nosso município. Nossos professores já realizam um trabalho importante, sempre inovando na forma de educar. Com os recursos da tecnologia vamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho”, destaca a secretária.
 
Como funciona - As mesas educacionais Alfabeto fazem da tecnologia o instrumento perfeito para aquisição de novos conhecimentos. Em um módulo eletrônico, encaixando blocos coloridos, de forma lúdica e inovadora, o aluno aprende brincando conceitos e habilidades fundamentais de Língua Portuguesa e Matemática. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados descobrir acentos e interpretar textos.
O uso de materiais concretos, animações, vídeos e recursos sonoros favorece a criação de um ambiente criativo e estimulante, o que aumenta a efetividade da aprendizagem. Podem ser usadas por até seis alunos ao mesmo tempo e incentivam valores como colaboração, espírito de equipe e troca de conhecimentos, além de favorecer a socialização e o desenvolvimento de atividades em grupo. 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Simulado da Astronomia envolve estudantes


No dia 11 foram realizadas em Palotina as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Estudantes de segundo, quarto e quinto anos das escolas municipais participaram no dia 10 de um simulado que encerrou uma série de ações de um projeto de extensão desenvolvido por acadêmicos do Campus da UFPR, sob a coordenação do professor Carlos Coimbra. O objetivo foi ampliar o ensino sobre astronomia e astronáutica visando a olimpíada. Os alunos que participaram estão concorrendo a medalhas de ouro, prata e bronze.

Vai começar a temporada de festas típicas


Vai começar a temporada de festas típicas caipiras em Palotina, que é realizada em várias escolas e colégios do município. Neste sábado (26) será realizada a festa caipira da Escola Municipal Vereador Luiz Moacir Percicoti, no bairro BNH. O evento começa às 16h, na quadra da escola, com diversas atrações, entre as quais danças e barracas com comidas típicas. Na oportunidade também haverá sorteio de prêmios.
Conforme o calendário de eventos do município, estão programadas também festas nos seguintes locais: Escola Joaquim (02/06); Escola Leonardo da Vinci (09/06); Escola Celino Rocha Araújo (09/06); Colégio Gabriela Mistral (16/06); Escola Vale Verde (16/06) e Colégio Cecília Meireles (16/06). 

DIA DO DESAFIO: Palotina vai competir com Cuba por mais exercícios físicos


A próxima quarta-feira (30) será dedicada à prática de exercícios físicos em Palotina. O município mais uma vez vai participar do Dia do Desafio que propõe, em nível mundial, que as pessoas dediquem pelo menos 15 minutos a alguma atividade física. A prática é registrada para uma competição entre cidades de mesmo porte. Nesta edição Palotina disputa com a cidade de Holgin, de Cuba. Vence aquela que registrar o maior número de pessoas que praticaram algum tipo de exercício.
O Dia do Desafio em Palotina inicia à 08h15 e termina às 19h. Entre as atividades que podem ser realizadas, destacam-se: caminhar, dançar, pedalar, pular, lavar o carro, fazer alongamento, jogar vôlei, jogar futebol, limpar a casa, entre outros.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bom Dia Brasil entrevista psicóloga de Palotina

A psicóloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, Camila Bordignon, foi entrevistada pela reportagem do programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, em uma feira de tecnologia para a Educação. Palotina esteve marcando presença no 5o. Fórum Nacional Extraordinário da Undime, em São Paulo, nesta semana. Confira a reportagem acessando o site do BOM DIA BRASIL.


Semana de Integração Escola Comunidade

Uma ampla programação será realizada durante a fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) que inicia nesta sexta-feira e prossegue até o dia 24 em Palotina. São atividades culturais, recreativas e esportivas com objetivo de envolver toda a comunidade escolar durante as competições. Nesta sexta-feira aconteceu uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas dentro do Projeto Mais Vida. O evento foi realizado no Teatro Municipal com envolvimento de professores, funcionários e servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

Confira a programação dos eventos

19/05 - Sábado
Jogos em diversos espaços esportivos

20/05 - Domingo
Jogos em diversos espaços esportivos

21/05 - Segunda-feira
Jogos durante o dia e à noite
Durante o dia exposição de gravuras de Monteiro Lobato. Local: Biblioteca Castro Alves
9h30 - Abertura da exposição de Artes Visuais Linhas e Velas da artista Edy Braun. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz.
10h30 - Abertura da Mostra de Conhecimentos "Se Essa Rua Fosse Minha". Local: Praça XV de Novembro.
13h30 - Palestra sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Local: Teatro Municipal Ludovico Riedi. Palestrante: Juiz de Direito Dr. Rodrigo Rodrigues Dias.
19h00 - Abertura do Seminário de Empregabilidade. Local: Teatro Municipal

22/05 - Terça-feira

Jogos durante o dia e à noite
Durante o dia exposição de gravuras de Monteiro Lobato. Local: Biblioteca Castro Alves
Exposição de Artes Visuais Linhas e Velas da artista Edy Braun. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz.
Mostra de Conhecimentos "Se Essa Rua Fosse Minha". Local: Praça XV de Novembro.
13h30 - Palestra sobre Legislação e realidade da Educação Municipal. Palestrante: Carlos Eduardo Sanches. Local: Teatro Municipal Ludovico Riedi.
19h00 - Seminário de Empregabilidade. Local: Teatro Municipal

23/05 - Quarta-feira

Jogos durante o dia e à noite
Durante o dia exposição de gravuras de Monteiro Lobato. Local: Biblioteca Castro Alves
Exposição de Artes Visuais Linhas e Velas da artista Edy Braun. Local: Salão Paroquial da Igreja Matriz.
8h às 11h30 - Palco Livre com apresentações artísticas. Local: Teatro Municipal
8h30 - Peça Teatral sobre Higiene Bucal no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Haverá sessões às 10h, 14h e às 15h30.
20h30 - Show com Bandas de Garagem. Local: Praça Amadeo Piovesan.
19h00 - Seminário de Empregabilidade. Local: Teatro Municipal.

24/05 - Quinta-feira
Finais dos JEP´s
8h às 11h30 - estudo do Plano Municipal de Educação.
19h00 - Seminário de Empregabilidade. Local: Teatro Municipal

25/05 - Sexta-feira
Aula Normal

Começa nesta sexta-feira em Palotina a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná


Inicia nesta sexta-feira (18) em Palotina e prossegue até o dia 24, a fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) que vai reunir atletas de vários municípios da região na disputa de sete modalidades. A abertura oficial será a partir das 19h15, no Ginásio Municipal de Esportes Adomar Somensi onde ocorrerá a concentração dos atletas. A cerimônia de abertura vai reunir autoridades locais e regionais, além de atletas, dirigentes esportivos, professores de educação física, pais e a comunidade.
Os Jogos Escolares do Paraná (JEPS), como parte dos Jogos Oficiais do Paraná, são organizados pelo Governo do Paraná através da Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, Núcleos Regionais de Educação, Centros Regionais de Esportes e Lazer, com apoio das Prefeituras Municipais e Entidades de Administração do Desporto do Paraná. A fase regional de Palotina terá competição nas modalidades de Atletismo, Basquetebol, Futsal,  Handebol, Tenis de Mesa, Voleibol e Xadrez, nas categorias Feminino A e B e Masculino A e B, e alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).
Locais - Estádio Municipal, Ginásio Adomar Somensi, Ginásio da Umesp, Ginásio do Colégio Zardo, Ginásio da APAE, Assemp e Ginásio da Escola Percicoti. Durante os jogos os estudantes ficarão alojados em escolas da rede pública. Além de Palotina, disputam a fase regional equipes dos municípios de Pato Bragado, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Toledo, Terra Roxa, São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, Diamante do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Maripá, Entre Rios do Oeste, Mercedes e São Pedro do Iguaçu.
O secretário municipal de esportes de Palotina, Silvanir Rosseto (Neguinho) destaca que o município se preparou para estas importantes competições que vão movimentar a cidade nos próximos dias. “Estamos prontos para receber os atletas e sediarmos esta competição importante do calendário esportivo do Paraná”, destaca.

Confira os jogos de Palotina na Fase Regional dos JEP´s

FUTSAL
19/05/2012 GE ARDOMAR SOMENSI
19H00 BARÃO DO RIO BRANCO  x PRES A COSTA E SILVA (Terra Roxa) F A

19/05/2012 GINÁSIO UMESP
11h15 JARDIM EUROPA (Toledo) x SANTO AGOSTINHO F B
19h15 JOSÉ BIESDORF (Santa Helena) x BARÃO DO RIO BRANCO M B

20/05/2012 GE ARDOMAR SOMENSI
20h00 SÃO PEDRO x SANTO AGOSTINHO M A

20/05/2012 GINÁSIO UMESP
14h45 ROUXINOL x  ZILDA A NEUMANN  (Santa Helena) M C
17h45 SANTO AGOSTINHO x LEONILDA PAPEN (Mercedes) F B
19h15 INTENTUS/ALFA (Toledo) x BARÃO DO RIO BRANCO M B

21/05/2012 GE ARDOMAR SOMENSI
08h00 OURO VERDE x BARÃO DO RIO BRANCO F A
17h00 SANTO AGOSTINHO x DIAMANTE D'OESTE M A

21/05/2012 GINÁSIO UMESP
15h30 MARIO LUIZ  (Guaíra) x ROUXINOL M C
18h30 QUATRO PONTES - SANTO AGOSTINHO F B
19h15 BARÃO DO RIO BRANCO x PROF ILDO J FRITZEN (Entre Rios) M B

HANDEBOL

19/05/2012 QUADRA CE DOMINGOS FRANCISCO ZARDO
08h00 PIO XII (Maripá) x TANCREDO NEVES F B
09h00 TANCREDO NEVES x LA SALLE (Toledo) F B
16h00 ERON DOMINGUES (Marechal) x TANCREDO NEVES F B
09h00 TANCREDO NEVES x PROF ILDO J FRITZEN (Entre Rios) F B

VOLEIBOL

19/05/2012 Ginásio da APAE
08h00 GRACILIANO RAMOS 9Santa Helena) x CECILIA MEIRELES M B
11h00 CECILIA MEIRELES x MAL GASPAR DUTRA (Nova Santa Rosa) M A

19/05/2012 QUADRA EE LUIZ M PERCICOTTI
10h00 MAL GASPAR DUTRA (Nova Santa Rosa) x CECILIA MEIRELES M B
11h00 HUMBERTO A C BRANCO (Santa Helena) x GABRIELA MISTRAL F A

20/05/2012 QUADRA EE LUIZ M PERCICOTTI
11h00 PATO BRAGADO x CECILIA MEIRELES F B

21/05/2012 Ginásio da APAE
11h00 ERON DOMINGUES (Marechal) x CECILIA MEIRELES M A
15h00 CECILIA MEIRELES x PRESIDENTE ROOSEVELT (Guaíra) F B
16h00 CECILIA MEIRELES x JARDIM MARACANÃ (Toledo) M B

22/05/2012 Ginásio da APAE
10h00 CECILIA MEIRELES x ERON DOMINGUES (Marechal) M B

23/05/2012 Ginásio da APAE
10h30 PRESIDENTE ROOSEVELT (Guiaíra) x CECILIA MEIRELES M B


terça-feira, 15 de maio de 2012

Dia das Mães com espetáculo dos filhos

A comemoração do Dia das Mães foi especial na Escola Percicoti. As mães compareceram em grande número para uma reunião com os professores mas foram surpreendidas por uma homenagem especial. Elas assistiram os filhos em uma produção de vídeo com mensagens de carinho. Cada turma fez uma apresentação e ao final cada uma das mães recebeu um DVD do bonito espetáculo proporcionado pelas crianças. ACESSE O BLOG DA ESCOLA


VEJA O VÍDEO DOS ALUNOS DO PRÉ 2 A


segunda-feira, 14 de maio de 2012

Encontro com Flávio Arns


Na última terça-feira (8) a secretária de Educação e Cultura de palotina, Judith Sendtko esteve participando de um importante encontro na Universidade Estadual de Maringá (UEM), que contou com a presença do secretário Estado da Educação e reitoria da universidade. Na ocasião foi discutido sobre a Vizivale e a secretária relembrou ao vice-governador sobre o Centro de Deficiência Visual de Palotina que necessita de uma
impressora BRAILLE para dar atendimento aos alunos. 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretaria de Educação e Cultura de Palotina realiza diagnóstico nutricional dos estudantes


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina realizou um diagnóstico nutricional dos estudantes lotados na Rede Municipal de Ensino. O diagnóstico foi um trabalho conjunto dos professores de educação física que realizaram a coleta de dados e o setor de nutrição realizou o diagnóstico. Estes dados serão utilizados para direcionar atividades na área de educação nutricional.
No decorrer do ano de 2011 os professores de educação física da rede pública municipal realizaram a coleta dos dados antropométricos (peso e altura) e calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) dos seus respectivos alunos. Estes dados foram encaminhados ao setor de nutrição da Secretaria de Educação e Cultura que realizou então o diagnóstico do estado nutricional dos alunos.
Foram avaliados 1495 alunos, o que corresponde a 72.25% dos alunos da rede pública municipal. Destes, 180 (12.04%) encontram-se em estado nutricional de obesidade, 223 (14.91%) em sobrepeso, 719 (48.09%) eutrofia (normal), 214 (14.31%) risco nutricional e 159 (10.63%) em baixo peso.
A nutricionista da secretaria, Daniela Nava da Palma, explica que este primeiro diagnóstico vai servir de referência para as próximas avaliações. “O que nos chama atenção, é o número de alunos que encontram-se acima do peso (obesidade ou sobrepeso), sendo 403 alunos (26.95%), haja vista os problemas de saúde que podem acompanhar este aumento de peso, como problemas ósseos, hipertensão, diabetes, dislipidemias, entre outras. Neste sentido já programa-se nas escolas palestras educativas com os alunos, orientações individualizadas aos pais, merendeiras e toda equipe da escola”, diz.
A Secretaria de Educação encaminhará o aluno cujo peso é inadequado para sua idade para atendimento com nutricionista na Secretaria de Saúde. “Este trabalho é importante para melhor conduta na elaboração de cardápios para o lanche servido nas escolas, lembrando como é importante para o desenvolvimento intelectual da criança que ela receba uma pequena refeição no período em que se encontra na escola”, frisa. Daniela diz que esta alimentação deve suprir 20% das necessidades energéticas, se tratando da escola e 70% das necessidades energéticas nos Centros de Educação Infantil, onde as crianças permanecem em período integral realizando quatro refeições diárias. “É bom lembrar que a merenda servida é de ótima qualidade e boa variedade o que contribui na formação de bons hábitos alimentares e na saúde das crianças”, conclui.

Grupo Conduta ganha prêmio em festival regional


No último dia 28 de abril, o grupo palotinense Conduta, de Street Dance, esteve participando do 2º. Festival de Danças de Vera Cruz do Oeste. O grupo conquistou o primeiro lugar na categoria Street Dance e também obteve o Prêmio Destaque do Festival na categoria amador e indicação para o Festival de Santos-SP.  
Criado há seis anos, o grupo Conduta atende a pessoas da comunidade de todas as idades, com o objetivo de dar oportunidade à prática da dança. Integram o grupo 14 dançarinos na categoria avançado e 18 na categoria iniciantes. Os ensaios e treinos são realizados todas as sextas-feiras, às 18h30, no Centro de Convivência sob a orientação da professora Manoela Agustini da Costa.
O grupo Conduta têm se apresentado em diversos eventos culturais e datas comemorativas do município de Palotina, com grande desempenho. A diretora do Departamento Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Flávia Kuhn destaca que a participação no festival de Vera Cruz do Oeste foi de grande incentivo aos jovens dançarinos que buscam seu desenvolvimento através da dança, atividade que tem contribuído muito para o fortalecimento da auto-estima.
No mês de Julho o grupo estará representando Palotina na seletiva de Santos, que com uma boa colocação passará a participar do Festival de Dança de Joinville-SC, o maior festival de danças do país.

Palotina se prepara para os Jogos Escolares do Paraná


Faltando uma semana para a abertura da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná em Palotina, as equipes classificadas já sabem com quem vão disputar os primeiros jogos na competição. O sorteio das equipes aconteceu na quarta-feira (9), no Congresso Técnico, realizado no Teatro Municipal Ludovico Riedi.
Participaram do evento, o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Léo Inácio Anschau, o vice-prefeito de Palotina Juarez Pastore, a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Judith Sendtko, o secretário municipal de Esportes, Silvanir Rosseto; o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e o vereador Antoninho Luiz Chechi, além de técnicos e coordenadores da Secretária de Estado do Esporte (SEES) e Secretaria de Estado da Educação (SEED). Na ocasião, professores de educação física e dirigentes das escolas participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com respeito, ao alojamento dos atletas, alimentação, transporte, horários e locais de competição, entre outros itens de ordem técnica.

Expectativas - Na abertura do Congresso, o chefe do NRE, Léo Inácio, agradeceu ao município de Palotina pelo empenho na organização do evento. “A nossa fase regional será uma das maiores do Estado. É um momento de interação, onde os alunos terão a oportunidade de conhecer outros atletas de outros municípios, e isso é positivo e saudável”, comentou.
A secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, ressaltou as expectativas do município com relação ao Jeps. “Nós estamos bastante otimistas em realizar uma belíssima competição porque sabemos que quando as crianças e jovens participam de atividades culturais e esportivas como esta, isso reflete em sua qualidade de vida”, disse.


Abertura - A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná inicia em Palotina na próxima sexta-feira, 18. A cerimônia de abertura será realizada no Ginásio de Esportes Adomar Somensi, às 19h15. Durante os sete dias de competição os alunos disputam sete modalidades: Atletismo, Basquetebol, Futsal,  Handebol, Tenis de Mesa, Voleibol e Xadrez, nas categorias Feminino A e B e Masculino A e B, e alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).

terça-feira, 8 de maio de 2012

Secretaria de Educação inicia Círculo de Palestras para famílias


Teve início no mês de abril, numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, o círculo de palestras “Família Reaprendendo a Conviver e Educar". O projeto iniciou em 2011 nas escolas municipais e neste ano terá a participação dos Centros Municipais de Educação Infantil.
Destinado a pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas, o projeto ocorrerá em quatro encontros, sendo um por mês, no período da noite com duração aproximada de uma hora. O primeiro módulo a ser trabalhado abordará o tema “Fases do Desenvolvimento Infantil”. Os demais assuntos serão sobre Afetividade, Família e Escola, Limites, Sexualidade, entre outros.
O objetivo do projeto é integrar escola e família estabelecendo uma boa relação entre essas instituições, pois é fundamental para o desenvolvimento integral e o crescimento psicológico saudável da criança.