quarta-feira, 27 de junho de 2012

Semana da Música envolve estudantes

A Escola Joaquim realizou a semana da música, de 11 a 15 de junho, com diversas apresentações de alunos e professores. Foi uma semana com programação variada, onde os alunos puderam apreciar os diferentes gêneros musicais, além de vivenciarem uma semana diferente. A semana foi organizada pela professora Denise Destri em conjunto com a equipe pedagógica da escola. 


CONFIRA A NOTÍCIA E VEJA MAIS FOTOS.

sábado, 16 de junho de 2012

Mais de 380 estudantes recebem certificado PROERD

Na sexta-feira aconteceu a formatura do PROERD que envolveu mais de 380 estudantes de escolas da Rede Pública Municipal e particular. O comando da Polícia Militar de Toledo e de Palotina esteve presente, além de diversas autoridades. Também participaram pais, professores e diretores de escolas. O mascote do programa, que é um leão, também esteve presente e fez a festa. O policial Dulcival, instrutor do PROERD, agradeceu as crianças pelo envolvimento no programa que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

VEJA MAIS FOTOS DA FORMATURA DO PROERD


sexta-feira, 15 de junho de 2012

PROERD forma 380 estudantes em Palotina


Acontece nesta sexta-feira (15) a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvimento pela Polícia Militar em parceria com o município através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), juntamente com as escolas que ofertam o ensino de 5º. Ano. 380 estudantes das nove escolas municipais e particulares receberão certificado por terem participado do programa.  A solenidade de formatura acontecerá às 19h no Avenida Tênis Clube (ATC). Na oportunidade estarão presentes, além de pais, professores e estudantes, representantes do comando do 19º Batalhão da Polícia Militar e também o comando do Pelotão da Polícia Militar de Palotina.
O PROERD foi iniciado em fevereiro nas escolas municipais e particulares do município. O objetivo do programa é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Atualmente o Programa está presente em cinqüenta estados americanos e em 58 países. No Brasil a iniciativa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros. Em Palotina o PROERD é desenvolvido desde 2005 em parceria com Polícia Militar e Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura tendo como instrutor o Policial Dulcival  L. de Souza.

Paraná em Ação inicia hoje com serviços para a população de Palotina e região


Começa hoje e se estende até domingo em Palotina, a edição 2012 do Paraná em Ação, realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade em parceria com a Prefeitura Municipal e diversos órgãos governamentais do Município, Estado e da Nação. A solenidade de abertura será às 9 horas no Ginásio de Esportes Ardomar Somensi onde será realizada a feira. Autoridades municipais e estaduais estarão presentes ao ato.
Durante os três dias do Paraná em Ação a população de Palotina e de municípios vizinhos terá a oportunidade de usufruir de uma série de serviços gratuitos num mesmo local. Emissão de documentos, como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, exames de saúde, atendimentos odontológicos, contagem de tempo de serviço para aposentadoria e benefícios sociais, fazer inscrições nos serviços gratuitos do Governo do Estado e ainda participar de oficinas, recreação, palestras e orientações.
O horário de atendimento será das 9h às 17h, nesta sexta-feira e sábado e das 9h às 12h, no domingo.  

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Palotina vai à Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro


A palotinense Marli de Oliveira Camilo viaja hoje para o Rio de Janeiro para se integrar à comitiva da Itaipu Binacional que participa da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece até o dia 22. Marli preside a Associação de Catadores de Palotina e terá a oportunidade de acompanhar importantes eventos ligados ao meio ambiente. Ontem, em entrevista à Folha, Marli disse que é um privilégio representar Palotina e toda a região num evento tão importante. “Vou buscar novos conhecimentos para melhorar nossa atividade e contribuir com o meio ambiente”, frisa. Marli, que reside no bairro Pioneiro, revelou à Folha que até o momento de receber o convite para ir à conferência tinha medo de viajar de avião, mas que isso passou. Além de Marli, também vai á conferência o presidente da associação de catadores de Marechal Cândido Rondon.    
Integrando o grupo de catadores há pouco mais de um ano e meio, Marli diz que trocou o trabalho de cozinheira pela reciclagem e que está muito satisfeita com isso, principalmente porque seu objetivo é contribuir com a melhoria deste segmento em Palotina. “A reciclagem é um caminho importante para preservação ambiental”, considera Marli ao frisar que os catadores estão organizados e que a associação vai ajudar a ampliar a conscientização sobre a coleta seletiva no município.   

Rio+20 - A Itaipu apresentará seus principais programas voltados ao desenvolvimento sustentável - o Cultivando Água Boa e a Plataforma Itaipu de Energias Renováveis - na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Conferência terá como temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.
O objetivo da Conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.

Colégio Santo Agostinho oferta vagas para cursos técnicos


Até o dia 4 de julho estarão abertas as matrículas para os Cursos Técnicos de Educação Profissional – Subsequente, no período noturno, com aulas presenciais de segunda a sexta, nas dependências do Colégio Estadual Santo Agostinho.
Os cursos destinam-se a quem já concluiu o Ensino Médio e deseja apropriar-se de conhecimento. Estão sendo ofertados os seguintes cursos neste semestre: Técnico em Informática e Técnico em Vendas.
Os interessados em efetuar a inscrição deverão trazer os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia); RG (fotocópia) e CPF (fotocópia); Histórico Escolar (original); e Fatura da Copel (fotocópia ou original).
Maiores informações pelo fone: (44) 3649-6060 ou pelo site http://www.potsantoagostinho.seed.pr.gov.br 

Estudantes fazem passeio para conhecer história de Palotina


Estudantes próximo ao Rio Piquiri

Nos dias 7 e 9 de maio as turmas de quarto ano da Escola Municipal Professora Terezinha Giron Agustini, do CAIC, foram a um passeio de estudos para aprimorar seus conhecimentos em relação ao município.
Os alunos saíram da escola em direção ao Rio Pioneiro, mais precisamente na Fazenda Pozzan, para conhecer o marco histórico de Palotina. Continuando a viagem passaram pela Vila Santo Antônio, Linha Caravágio, Rio Azul, distrito de Floresta, Aparecidinha, Nova Aratiba, São Sebastião e Rio Piquiri, onde foram ver a balsa usada para a travessia. Depois, os alunos voltaram pela vila La Salle onde puderam observar o laticínio e duas cerâmicas, Parque de Exposições e novamente retornando para a escola.

Prossegue programação de festas juninas em Palotina


Escola Celino


Escola Leonardo Da Vinci
Neste final de semana prossegue a programação de eventos típicos da época. No sábado serão realizadas as festas do Colégio Gabriela Mistral e Escola Municipal Vale Verde onde acontecerá o concurso para a escolha da Sinhazinha e Sinhozinho, com a participação de nove candidatos. Em todas as festas são realizadas diversas atrações e os alunos se apresentam com danças de quadrilha que lembram as tradições antigas.Nesta sexta-feira (15) será realizada a programação na Escola de Artes Gasparzinho.
No último sábado aconteceram os eventos nas escolas municipais Celino Rocha de Araújo e Leonardo Da Vinci. A participação de pais, professores, funcionários e estudantes é considerada sempre positiva nestes eventos.
No dia 30 será a fez do CAIC realizar sua tradicional festa caipira.

domingo, 10 de junho de 2012

Palotina aposta na Educação para reforçar prática da coleta seletiva



Diretores de escolas municipais e Centros de Educação Infantil de Palotina participaram de uma importante atividade nesta semana. Eles foram conhecer a Central de Triagem de Materiais Recicláveis mantida por catadores. O objetivo foi mostrar o trabalho que é realizado para garantir a reciclagem dos resíduos sólidos coletados em residências e estabelecimentos comerciais. No encontro o coordenador da central, Dorival Canhete explicou como funciona a sistemática de recolhimento e destinação final dos materiais recicláveis. Todos os materiais recolhidos seguem para a central onde são devidamente separados e prensados pelos próprios catadores que trabalham num sistema de cooperativa. Todo o lucro obtido com a venda dos materiais é dividido entre eles. Atualmente a central conta com 35 catadores registrados, mas trabalham no local apenas 16. Uma associação foi criada para fortalecer o trabalhos dos catadores e ao mesmo tempo ampliar a conscientização para aumentar o volume de materiais recicláveis e com isso melhorar a renda. O secretário municipal de Agricultura e Gestão Ambiental de Palotina, Juarez Pastore, participou do encontro e afirmou que o município vem incentivando a coleta seletiva e que o trabalho de orientação à população será reforçado. Ele considerou que a participação das escolas no processo vai ser fundamental porque vai mobilizar as famílias através das crianças. A secretária de Educação, Judith Sendtko, lembra que a reciclagem e até mesmo projetos importantes neste setor surgiram dentro das escolas. “Nossas escolas já prestaram uma contribuição importante neste setor e temos certeza que mais uma vez vão ajudar neste trabalho”, destaca.

Destino do lixo
Atualmente o serviço de coleta de lixo domiciliar recolhe materiais orgânicos e recicláveis separadamente. Dorival Canhete observa que houve avanço na separação domiciliar, mas muitos materiais recicláveis acabam sendo descartados junto com lixo de cozinha. Inevitavelmente os materiais acabam sendo levados para o aterro sanitário. “Queremos melhorar a coleta seletiva e estamos dispostos a mostrar para a população que ao separar o lixo em casa ela estará contribuindo com o meio ambiente e ajudando a melhorar a renda dos catadores que trabalham na central e dependem dos materiais recicláveis para sobreviver”, destaca.
O encontro realizado na central também contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação; do presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Luiz Sevignani e da imprensa.

Paraná em Ação fará mutirão da cidadania em Palotina


Seguem a todo vapor os preparativos para a edição 2012 do Paraná em Ação de Palotina, evento que será realizado no período de 15 a 17, no Ginásio Ardomar Somensi, numa realização da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade em parceria com a Prefeitura de Palotina através da Secretaria Municipal de Assistência Social e envolvimento de todas as secretarias municipais. São parceiros do evento diversos órgãos governamentais, universidades, associações e empresas. Através desse programa são realizados diversos serviços gratuitos à população que vão desde a exames e orientações à emissão de documentos.
Diversas reuniões tem sido realizadas visando ultimar os preparativos para o grande mutirão que prometer atrair um grande número de pessoas. Além de Palotina, caravanas de outras cidades da região deverão ser atendidas no Paraná em Ação.
O evento acontecerá na sexta-feira e sábado, das 9h às 17h e no domingo, das 9h às 12h.

Paraná - O Programa Paraná em Ação tem um claro objetivo: oferecer serviços gratuitos que promovam cidadania e inclusão social da população. Até o final de 2011 este Programa da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade recebeu um público superior a  2,5 milhões de pessoas e realizou mais de 5,5 milhões de atendimentos, em 95 edições organizadas em diversas regiões do estado.
Em 2011, foram realizados cerca de 212 mil atendimentos a população mais carente, em 6 edições nas diversas regiões do estado. É o maior mutirão da cidadania do Paraná, pois a cada dia novos parceiros se unem a este trabalho, dedicando seus esforços na melhoria da qualidade de vida do povo paranaense.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Escolas realizam festas caipiras

O envolvimento de pais, professores, direção e funcionários, além dos estudantes, é notável nos eventos típicos das escolas municipais. Parabéns a todos. As festas promovem a confraternização da família.









VEJA COMO FOI A FESTA DA ESCOLA PERCICOTI








VEJA COMO FOI A FESTA DA ESCOLA JOAQUIM.





PRÓXIMOS EVENTOS

09/06 - Escola Celino Rocha de Araújo
09/06 - Escola Leonardo Da Vinci
16/06 - Escola Vale Verde



5 de Junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente a Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura estará realizando nesta terça-feirum dia comemorativo com alunos e diretores das escolas. Programaçao: 8:30hrs no Parque de Exposições haverá um plantio de mudas em vários pontos do parque e 13:30 na APAVA haverá uma apresentação aos diretores da nova prensa e do serviço prestado pelos catadores.