quarta-feira, 25 de julho de 2012

Desfile resgata história de Palotina e de entidades

CLIQUE E VEJA MAIS FOTOS DA NOTÍCIA.
O desfile cívico realizado na manhã desta quarta-feira (25), dia do aniversário de Palotina, resgatou a história do município e diversas entidades. No evento foi enaltecida a história da origem do nome Palotina e a participação dos palotinenses foi muito bonita na avenida. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com escolas e demais entidades envolvidas, organizou a programação que atraiu um grande público ao centro da cidade.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Palotina define plano de ação para alimentação escolar


O Centro Colaborador de Nutrição e Alimentação do Escolar do Paraná CECANE-PR, realizou visita no município de Palotina na semana do dia 25 a 28 de junho. Durante este período foi realizado encontro inicial, visita nas escolas, encontro de formação com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), capacitação do programa SIM-PNAE para as nutricionistas e encontro final com a elaboração do plano de ação referente à alimentação escolar no município.
Durante a visita o CECANE observou pontos positivos na execução do programa da merenda escolar e pontos a serem corrigidos que foram elencados como sugestão para a elaboração do plano de ação. O plano de ação foi elaborado por diretores e representantes das escolas municipais, estaduais e centro de educação infantil, conselheiros do CAE, nutricionistas e representantes da secretaria de educação e cultura.
O CECANE presta uma assessoria às municípios selecionados pelo FNDE (Fundo Nacional de Educação) e uma das metas desse trabalho é a elaboração de um plano de ações a curto, médio e longo prazo tendo como objetivo melhorar a Alimentação Escolar Municipal. A visita foi acompanhada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec).

Desfile cívico homenageia 52 anos Palotina


Diversas atividades estão sendo realizadas neste mês de julho por conta das comemorações dos 52 anos de emancipação político-administrativa. O ponto alto ocorrerá na próxima quarta-feira (25), com a realização do desfile cívico escolar, a partir das 9h, na Avenida Presidente Kennedy. Com a participação de escolas, colégios, associações e entidades, o desfile vai resgatar a história do município, com ênfase ao pioneirismo. A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e conta com apoio de todas as entidades envolvidas. Na última quarta-feira (18) aconteceu uma reunião no auditório da ACIPA para definir detalhes do evento. 

Outros atrativos - O Departamento Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, está divulgando as atividades programadas para o aniversário do município.
No dia 24 o Centro de Tradições Gaúchas CTG Rancho Amigo realizará Noite Cultural, com entrada gratuita, a partir das 19h30, no Teatro Municipal Ludovico Riedi. No dia 27 será realizada Noite Gospel, numa realização do Conselho de Pastores de Palotina. O evento será realizado no Teatro Municipal Ludovico Riedi, às 19h30. A programação será encerrada no dia 29 com apresentação do espetáculo teatral Marido, Matriz e Filial!. Será no Teatro Ludovico Riedi.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Nova Rádio Cultura doa livro para Biblioteca


Jackson Luiz e Jorge Brito repassam livros

A Nova Rádio Cultura fez a doação de um livro para a Biblioteca Pública Castro Alves, de Palotina. O livro esse que conta história do rádio no Brasil, da autora Magaly Prado. Os repórteres Jackson Luiz e Jorge Brito efetuaram a entrega da obra.

Informática do Santo Agostinho promove Campeonato de Games


Atualmente o mercado de desenvolvimento de games está em contínua expansão e há um equilíbrio entre as demandas por bacharéis e tecnólogos. E uma área de atuação muito importante para esses profissionais é a das novas mídias - aplicativos para celular, web vídeo, complementação de produção, animação digital, produção videográfica e pós-produção.
As empresas de tecnologia brasileiras ainda são de pequeno porte e procuram pessoas com formação flexível, que possam começar trabalhando na produção, principalmente com programação, e que, com o tempo, passem à função de game-designers. Além das empresas criadoras de jogos digitais, há oportunidades no ramo publicitário, na criação de advergames - jogos focados em estratégias de comunicação e marketing das companhias. Organizações que trabalham com educação à distância também procuram o profissional, bem como produtoras de animação e vídeo, já que tanto bacharéis quanto tecnólogos têm aulas de modelagem e animação em 3D. Outro mercado em expansão é para autônomos que desenvolvem jogos empresariais sob encomenda. Neste caso, o profissional estuda o perfil da companhia que contratou o serviço e suas necessidades para criar jogos sob medida para treinamento de equipes. A atuação desse especialista pode estender-se para o desenvolvimento de softwares em geral, e não apenas os de entretenimento.
Tendo em vista a tendência crescente deste segmento da tecnologia, o projeto desenvolvido com os alunos do quarto ano Técnico em Informática, do Colégio Estadual Santo Agostinho, tem a intenção de estimular o pensamento estratégico, a criatividade e a tomada de decisões, atitudes muito importantes em todo o processo de ensino aprendizagem. Para que o projeto tenha êxito é fundamental que haja participação de todos os alunos e a comunidade escolar.
Finalizando o projeto de Games, no dia 16 de junho, os alunos do quarto ano Técnico em Informática do Colégio Estadual Santo Agostinho realizaram o I Campeonato de Games, que envolveu vários alunos da cidade de Palotina. Na categoria Futebol, o primeiro lugar foi conquistado por Abner Gaspar e o segundo lugar ficou para Douglas Marchezin. Na categoria automobilismo, conquistou o primeiro lugar Sandro Ramos. Na segunda colocação ficou Bruno Pereira.
A direção, professores e alunos do curso agradecem a participação de todos.

PROERD reforça educação contra as drogas e violência em Palotina


CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

A formatura do PROERD, realizada na semana passada, no Avenida Tênis Clube (ATC), revelou o quanto a iniciativa da Polícia Militar é importante para ampliar a conscientização sobre os perigos das drogas e do alcoolismo, além da violência. O programa desenvolvido em Palotina formou mais de 380 estudantes do quinto ano de escolas públicas e particulares. O evento reuniu, além dos estudantes, pais, professores e diretores de escolas, além de diversas lideranças. Na ocasião o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti e a secretária municipal de Educação e Cultura, Judith Sendtko, registraram que a parceria que resulta na realização do programa é um passo importante para ampliar a educação sobre os perigos das drogas. “O PROERD é um aliado nesse trabalho tão importante para a comunidade”, destaca ao lembrar que outra iniciativa neste segmento é o Projeto Mais Vida.
O comando do PROERD na região enalteceu o esforço da PM em parceria com os municípios para desenvolver o programa. Na ocasião o policial militar Dulvical, que é o instrutor do PROERD, registrou que o programa procurou levar orientação aos estudantes para que não sejam vítimas das drogas e da violência.