quarta-feira, 31 de julho de 2013

Leitura ao ar livre

Depois do frio intenso, o sol apareceu e os alunos do 5º. Ano B da Escola Municipal Professora Terezinha Giron Agustini (CAIC), sob a orientação da professora Maisa, aproveitaram para fazer sua aula de leitura ao ar livre, que foi mais prazerosa e aquecida.




Servidoras de escolas e centros de educação recebem uniforme em Palotina

Recentemente o prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler recebeu em seu gabinete as funcionárias que atuam na cozinha das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Palotina para elaboração da merenda escolar. Na ocasião, com a presença da secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko e das nutricionistas do município, Daniela Nava da Palma e Rosicler Mafacioli, foi feita a entrega de dois conjuntos de uniformes a cada uma das merendeiras. Os conjuntos são compostos por calça, camiseta e avental. A aquisição dos uniformes foi um pedido das nutricionistas do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), órgão de assessoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), que esteve no município orientando para melhorias na qualidade da merenda escolar. O objetivo é melhorar a qualidade da alimentação servida nas escolas e centros bem como a seguranças das funcionárias que manipulam os alimentos.
Na ocasião também estiveram presentes os diretores de escolas e centros de Educação, além do vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum.

 Merendeiras foram recebidas no gabinete do prefeito Jucenir Stentzler

terça-feira, 30 de julho de 2013

Final de semana com comédia “Feijoada” em Palotina

No sábado e domingo (dias 3 e 4/08) o espetáculo teatral “Feijoada”, uma comédia com direção de Bibi Bianca, com elenco formado por atores palotinenses, estará em cartaz no Teatro Municipal Ludovico Riedi. O espetáculo será apresentado a partir das 20h nos dois dias.
O espetáculo “Feijoada” é a terceira comédia que o mestre Bibi Bianca apresenta em Palotina, fechando assim o seu pessoal tríptico de comédia italiana engraçada. A peça, baseada no filme de TV "L’Armata Biancaleone", do mesmo Bianca, oferece onze novas histórias, onde mais uma vez o ritmo não deixa respirar, e expressão facial, gestos e diálogos são a exaltação do teatro italiano engraçado. E o mesmo descobre uma seiva frutífera em alegria e gosto da piada, os componentes típicos de brincadeira brasileira.
O elenco, formado por atores de Palotina, interpreta vários personagens: o bandido feiticeiro, o marido traído,o ladrão tímido, o canalha, as irmãs rancorosas, a rainha viciosa, o tolo, a funcionária intransigente, o cozinheiro inteligente, o violinista de forró, a esposa ingênua. Bons e ruins, vencedores e vencidos, todos abraçados em uma rotação contínua, onde um prato de feijoada é uma desculpa para contar histórias e entreter o público.

Ingressos podem ser adquiridos antecipadamente na Biblioteca Municipal Castro Alves, Avallon Turismo e Farmácia Santo Antônio. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (44) 8808-8778 e 3649-4637.





Palotina comemora 53 anos de emancipação com desfile cívico

O centro da cidade de Palotina recebeu um grande público na quinta-feira (25) para as comemorações dos 53 anos de emancipação do município. Um desfile cívico organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio de outras secretarias, associações, escolas e empresas, resgatou um pouco da história de Palotina desde as chegada das primeiras famílias, em 1953. O desfile contou com a participação também da Banda da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada de Cascavel, comandada pelo 1º. Tenente Valter Rubens Farias. Também participou o Grupo Guarda Vida Mirim, de Marechal Cândido Rondon.
Diversas lideranças municipais prestigiaram o acontecimento, entre elas o prefeito Jucenir Stentzler; vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum; vereadores; secretários municipais, diretores de escolas e empresários. Ao proferir a abertura da programação, o prefeito Jucenir lembrou que é muito importante resgatar a história do município para que as gerações atuais possam conhecê-la e também é uma forma de valorizar o importante papel desempenhado por nossos pioneiros. “Queremos homenagear a todos os palotinenses porque a verdadeira essência de um município é a população”, destacou.
A secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko agradeceu o empenho de todas as pessoas que se envolveram com a organização do desfile.


Lideranças prestigiaram o desfile realizado no centro da cidade

 
Durante 2 horas escolas, associações, órgãos públicos e empresas desfilaram para contar a história de Palotina

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Santo Agostinho estuda implantação do Curso Formação de Docentes de nível Subsequente para 2014

Com duração de quatro anos, o curso Formação de Docentes do Colégio Estadual Santo Agostinho realiza atividades práticas que possibilitam o desenvolvimento das potencialidades educativas, focando a vivência de experiências significativas ao processo de ensino e aprendizagem. Essas atividades se constituem em projetos pedagógicos que enfocam diferentes temas, relacionados à educação.
O curso é de nível médio na modalidade normal. A coordenadora do curso, Vera Lucia da Silva, explica que nos quatro anos são estudadas as disciplinas da Base Nacional Comum e as disciplinas de formação específicas.
Neste ano de 2013 o Colégio Estadual Santo Agostinho está com quatro turmas em funcionamento: abrangendo a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, todas no período vespertino, com aulas de prática de formação uma vez por semana, no período matutino.
“Acreditando que ser professor é uma opção de vida, que se firma na responsabilidade de dar ao outro o que temos de melhor, estamos com a intenção de ofertarmos em 2014 o Curso Formação de Docentes de nível  Subsequente, ou seja, com aproveitamento de estudos; destinados a alunos concluintes do ensino médio. Neste caso os alunos fariam somente as disciplinas específicas do curso”, informa ao citar que haverá o curso Formação Docente no período vespertino na modalidade normal e no período noturno de nível de subsequente.
Mais informações podem ser obtidas na secretaria do Colégio ou pelo telefone 3649-6060.

Ginasta de Palotina é campeã paranaense de Ginástica Rítmica

A Associação Palotinense de Ginástica Rítmica (APGR) participou no período de 18 a 21 deste mês, do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica níveis 1, 2 e 3. O evento foi realizado na cidade de Cascavel. O grupo de Palotina participou sob orientação da treinadora Luana Nascimento que contou com apoio da auxiliar técnica Larissa Glaeser.
A ginasta palotinense que mais se destacou foi Emanuela Nunez, na categoria pré-infantil nível 3. Ela foi campeã individual geral e campeã dos aparelhos mãos livres e arco obtendo grande diferença em relação ao segundo lugar.
As demais ginastas, Rafaela Brito e Cálita Clemente, competiram na categoria Infantil nível 2, sendo finalistas dos aparelhos mãos livres e bola.
Depois desta competição as meninas da associação se preparam para participar da Fase Regional do Torneio Nacional de Ginástica Rítmica que será realizado no Rio Grande do Sul, na capital Porto Alegre, no final de agosto. As seis primeiras colocadas de cada categoria participarão da fase final que também será realizada no Rio Grande do Sul.
A associação está angariando fundos para manutenção das atividades. A diretoria informa que se alguma empresa tiver interesse em auxiliar der alguma forma a entidade poderá entrar em contato pelo telefone 9941-6607.