terça-feira, 27 de maio de 2014

Palotina compete com cidade da Costa Rica no Dia do Desafio.

Dia do Desafio será
 na quarta-feira (28)

 Na próxima quarta-feira (28) o município de Palotina estará participando do Dia do Desafio, atividade realizada simultaneamente em diversas cidades do Brasil e em outros países.  O Dia do Desafio, organizado pelo SESCPR, será realizado das 0h às 21h e as pessoas são convidadas a praticar qualquer atividade física e registrar através do telefone 0800 643 6690 ou pelo site www.sespr.com.br. Vale caminhada, passeio de bicicleta, dança, atividades domésticas, entre outras. Em Palotina o Dia do Desafio está sendo organizado pelas secretarias municipais de Esporte e de Educação e Cultura, com apoio de empresas e entidades. A abertura da programação ocorrerá às 8h da manhã, no Lago Municipal. O encerramento das atividades será na Praça Amadeo Piovesan onde serão realizadas atividades. Durante todo o dia professores de educação física do município estarão dando apoio aos grupos ou pessoas que desejam fazer atividades físicas para participarem do Dia do Desafio. Neste ano Palotina estará competindo com a cidade de Nicoya Guanacaste, da Costa Rica. No ano passado, competindo com uma cidade da Bolívia, Palotina obteve um índice de participação de 61,49% da população, vencendo a concorrente.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3913-1078 e 3913-1030.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Escola Gasparzinho vai promover Oficina de Docinhos .

Oficina vai ensinar a
 fazer docinhos decorados
 Nos próximos dias 27 e 28 será realizada na Escola de Artes Gasparzinho, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, uma oficina de docinhos parafinados de leite em pó. A instrutora será Eliane Gabriel. Nesta oficina os participantes terão oportunidade de criar, modelar, pintar variados tipos de frutas. Os doces podem ser feitos para eventos e festas e garantir renda extra aos participantes.
A oficina é gratuita e os participantes precisam trazer os seguintes ingredientes: - leite em pó integral; - 1 pacote de coco ralado; -1Kg de açúcar refinado; - Uma lata de leite condensado; e - Uma colher de leite de coco.

As inscrições podem ser feitas na Escola de Artes Gasparzinho e na Biblioteca Pública Municipal.

Escola Gasparzinho realiza oficina de flores de imã de geladeira.

Participantes da oficina que ensinou
 a confecção de flores de imã
Na penúltima semana foi realizada na Escola de Artes Gasparzinho, que é vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, uma oficina de Flores de Imã de Geladeira com a instrutora Lena Souza. Durante a manhã e a tarde os alunos tiveram a oportunidade de aprender passo a passo a confecção de flores de fuxico. Diversas flores foram confeccionadas e os alunos ficaram satisfeitos com o resultado.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Feira do Desapego registra grande movimento no primeiro dia em Palotina.


Feira do desapego iniciou quarta-feira
 e prossegue nesta quinta-feira



Feira do desapego iniciou
 quarta-feira

 e prossegue nesta quinta-feira

 Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com envolvimento de escolas, colégios e centros municipais de Educação Infantil, está sendo realizada em Palotina a primeira edição da Feira do Desapego. A atividade está inserida na programação da Semana de Integração Comunidade-Escola dentro da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) que o município está sediando desde o dia 16 e que termina nesta quinta-feira. A movimentação na feira foi grande nesta quarta-feira (21). Foram milhares de donativos entregues na campanha, principalmente roupas, calçados, objetos de decoração, brinquedos, livros e utensílios domésticos. As doações foram trocadas por vales que serviram de moeda de troca. A iniciativa atraiu um grande público.
Feira do desapego iniciou quarta-feira
 e prossegue nesta quinta-feira

Feira do desapego iniciou quarta-feira
 e prossegue nesta quinta-feira

A exposição dos donativos está sendo realizada ao lado do Teatro Municipal Ludovico Riedi. Nesta quinta-feira a feira ficará aberta à visitação no horário das 9h às 16h. Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura está recebendo novas doações.



A secretária municipal de Educação e Cultura, Judith Sendtko, avaliou como muita positiva a movimentação no primeiro dia. Ela agradece toda a equipe envolvida na preparação e realização da feira. “O trabalho voluntário desta equipe está sendo fundamental para que a feira atinja os objetivos propostos. A experiência está sendo muito positiva e esta é uma forma diferente de promover a solidariedade em Palotina
”, disse. 

Feira do Desapego espera milhares de visitantes em Palotina.

Feira do desapego acontece nesta
 quarta e quinta-feira em Palotina

Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com envolvimento de escolas, colégios e centros municipais de Educação Infantil, será realizada em Palotina nesta quarta e quinta-feira, a Feira do Desapego. A atividade está inserida na programação da Semana de Integração Comunidade-Escola dentro da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) que o município está sediando desde o dia 16.




Feira do desapego acontece nesta 
quarta e quinta-feira em Palotina

Milhares de donativos foram entregues nesta campanha que motivou a população a doar roupas, calçados, objetos de decoração, brinquedos, livros e coisas de casa para a feira. As doações foram trocadas por vales que servirão de moeda de troca No evento que é inédito em Palotina.
Feira do desapego acontece nesta
 quarta e quinta-feira em Palotina
A exposição dos donativos será realizada ao lado do Teatro Municipal Ludovico Riedi das 14h às 20h, nesta quarta-feira (21) e das 9h às 16h, na quinta-feira (22). Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura estará recebendo novas doações. A recomendação para quem pretende doar é que não leve o que não pode mais ser utilizado. Também não serão aceitos livros rasgados e sujos. Roupas íntimas também não serão aceitas.




terça-feira, 20 de maio de 2014

Biblioteca Castro Alves recebe doações de livros.

Vários títulos foram doados
 à Biblioteca Castro Alves
A Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina, recebeu doações de dezenas de livros nas últimas semanas, vindas de leitores da biblioteca e do Interact Club. Foram doados dezenas de exemplares de livros de grandes obras da literatura nacional e internacional. A biblioteca agradece e está à disposição para receber novas doações.

A Biblioteca Castro Alves funciona no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h00 às 18h00, Aos sábados o atendimento é das 14h00 às 17h00.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Programa de Merenda Escolar contempla agricultura familiar em Palotina .

Reunião que discutiu o Programa
 da Merenda Escolar

Recentemente foi realizada na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina uma reunião com produtores interessados em fornecer alimentos para o Programa de Merenda Escolar para o segundo semestre deste ano. Na oportunidade foram repassadas informações sobre o programa. Através da lei 11.947, de 16 de junho de 2009, é exigido que os municípios invistam, no mínimo, 30% do valor repassado para a merenda escolar na compra direta de produtos da agricultura familiar. Durante o encontro foi informado aos produtores que a intenção é ampliar o volume de gêneros alimentícios para a merenda escolar adquiridos da agricultura familiar em Palotina e melhorar ainda mais a qualidade e a variedade dos cardápios.
Além dos produtores, participaram da reunião representantes da Vigilância Sanitária; da Secretaria de Agricultura e Gestão Ambiental, nutricionistas e a secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko.

O Programa


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como objetivo contribuir para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, rendimento escolar, ofertando refeições que cubram as necessidades durante o período escolar, incentivando a criação de bons hábitos alimentares aos alunos de toda a educação básica da rede pública.

Educação recebe milhares de donativos para feira em Palotina.

Milhares de donativos foram
 entregues para a Feira do Desapego
A Campanha do Desapego está movimentando a comunidade palotinense. Milhares de donativos já foram entregues para a Feira do Desapego que será realizada nos próximos dias 21 e 22 como uma das atividades da programação da Semana de Integração dentro da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs).
Até segunda-feira (12) os donativos poderiam ser entregues nas escolas e colégios. A partir de agora as pessoas interessadas em participar da campanha podem entregar suas doações no Teatro Municipal Ludovico Riedi onde uma equipe faz a triagem do material. A Campanha do Desapego motiva a população a doar roupas, calçados, objetos de decoração, brinquedos, livros e coisas de casa para a feira. A campanha está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com envolvimento de escolas, colégios e centros municipais de Educação Infantil. O objetivo é incentivar as pessoas a doarem aquilo que consideram não ser mais útil para si, mas que serve a outras pessoas. As doações são trocadas por vales que se transformam em moedas que poderão ser trocadas por outros objetos na feira.
A feira será realizada ao lado do Teatro Municipal Ludovico Riedi das 14h às 20h, no dia 21 e das 9h às 16h, no dia 22. A recomendação para quem pretende doar é que não leve o que não pode mais ser utilizado. Também não serão aceitos livros rasgados e sujos. Roupas íntimas também não serão aceitas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3913-1030. Na página da campanha no Facebook (Feira do Desapego Palotina) podem ser visualizadas fotos de objetos que serão expostos na feira. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Alunos da Escola Vitorino Róggia participam de projeto de reciclagem com uso de pneus.

Resultado proporcionado pelo projeto: pneus
 velhos se tornaram vasos de flores
Os alunos da Classe Especial da Escola Municipal Padre Vitorino Roggia, de Palotina, se envolveram em uma atividade importante que amplia a conscientização sobre reciclagem. A professora Lore Freitag envolveu os alunos na ornamentação de pneus velhos. A professora diz que tudo começou com a ideia de embelezar a escola. Uma borracharia da cidade doou os pneus usados para a atividade. Cada aluno ficou responsável em pintar um pneu. Os pneus foram furados e se tornaram vasos de flores onde foram plantadas mudas da espécie Onze Horas. “Com esse trabalho os alunos entenderam que é possível reaproveitar o material que já foi usado, não sendo descartado no meio ambiente”, destaca a professora.
Participaram do projeto os alunos Adrian, Jean, Mariana, Talita, Thailon, Thiago, Vitória S. e Vitória R.


Donativos podem ser entregues até o dia 12 .

Donativos já estão sendo entregues
 para a Feira do Desapego
Moeda do Desapego que
 está usada na campanha

 Um grande volume de doações já foi entregue para a Feira do Desapego que será realizada nos próximos dias 21 e 22 em Palotina. Os donativos estão sendo recebidos nas escolas e colégios, mas também podem ser entregues no Teatro Municipal Ludovico Riedi. A Campanha do Desapego motiva a população a doar roupas, calçados, objetos de decoração, brinquedos, livros e coisas de casa para a feira que será realizada como uma das atividades culturais da programação da Fase Regional dos jogos Escolares do Paraná. A campanha está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com envolvimento de escolas, colégios e centros municipais de Educação Infantil. O objetivo é incentivar as pessoas a doarem aquilo que consideram não ser mais útil para si, mas que serve a outras pessoas. As doações serão trocadas por vales que se transformarão em moedas que poderão ser trocadas pelos objetos na feira.
A feira será realizada ao lado do Teatro Municipal Ludovico Riedi das 14h às 20h, no dia 21 e das 9h às 16h, no dia 22. As doações podem ser entregues até o próximo dia 12. Nos dias 19 e 20 os objetos doados serão selecionados na Secretaria Municipal de Educação. A recomendação para quem pretende doar é que não leve o que não pode mais ser utilizado. Também não serão aceitos livros rasgados e sujos. Roupas íntimas também não serão aceitas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3913-1030 e na página da campanha no Facebook.

Crianças da Escola Gasparzinho prestam homenagem às mães.

Apresentação das crianças da
 Escola de Artes Gasparzinho
O encontro do Clube da Terceira Idade João XXIII desta quarta-feira (7) foi especial. Durante a programação que envolveu cantos, orações e tarde recreativa, houve apresentação especial das crianças da Escola de Artes Gasparzinho que prestaram uma homenagem às mães, lembrando o Dia das Mães, que será comemorado no domingo, dia 11. Por ocasião do evento esteve presente Cleide Baumgartner, que é a coordenadora dos Clubes da Terceira Idade que são assistidos pelo município através da Secretaria de Assistência Social.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Palotina sedia Congresso Técnico dos Jogos Escolares.


Rejane München, coordenadora dos JEP´s na
 região conduziu as atividades do congresso 
Foi realizado na tarde de terça-feira (6) em Palotina o Congresso Técnico da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), competição que será realizada no período de 16 a 22. Equipes de 16 municípios do Núcleo Regional de Educação de Toledo estarão na cidade para disputar várias modalidades e buscarem classificação para a fase macrorregional. O congresso reuniu dirigentes dos municípios que participarão e serviu para definição de detalhes acerca da competição. Participaram da abertura do congresso, o vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum, que esteve representando o prefeito Jucenir Stentzler; os secretários municipais Juarez Pastore (Esportes) e Judith Sendtko (Educação e Cultura); o chefe do Núcleo Regional de Educação de Toledo, Leo Inácio Anschau; o chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Esporte, Jorge Morgenstern; o vereador Eloir Berno e a coordenadora da Fase Regional dos Jogos Escolares do Paraná, Rejane München.
Congresso Técnico aconteceu na tarde
 desta terça-feira em Palotina
Durante a abertura o chefe do Núcleo Regional de Educação disse que os jogos proporcionarão às escolas e à comunidade uma integração saudável. O vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum desejou as boas vindas aos dirigentes e disse que a população vai receber muito bem os atletas e dirigentes. “Palotina já está preparada para esta grande festa esportiva”, destacou. A secretária de Educação lembrou que diversas atividades vão proporcionar a integração da comunidade no período dos jogos.
As equipes que se classificarem em primeiro lugar em Palotina disputarão a Fase Macrorregional. Nas modalidades individuais terão garantidas sua presença nas macros, os dois primeiros colocados por prova, classe e sexo.



sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grupo de Palotina conquista bons resultados em evento internacional em SC.

Prefeito recebeu os integrantes do grupo
 que foram ao evento internacional em SC

 O prefeito de Palotina, Jucenir Stentzler recebeu em seu gabinete, na última semana, a visita do grupo de Palotina que participou do 17º. Encontro da Feliz Idade do Mercosul e América Latina, em Balneário Camboriú-SC. Coordenado pelo professor José Reina Rodrigues, o grupo Arte Terapia Emanuel apresentou os prêmios conquistados no evento, entre eles o primeiro lugar em danças de casais de conjunto.
O prefeito parabenizou o grupo pelos resultados e disse que a atividade da arte terapia tem sido muito importante para melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. A visita foi acompanhada pela diretora do Departamento Municipal de Cultura, Flávia Kuhn.