terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Educação distribui Caderno do Professor e Agenda do Aluno em Palotina


A exemplo do que fez no ano de 2013, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina distribuiu às escolas e Centros Municipais de Educação Infantil o Caderno do Professor e Agenda do Aluno. O material foi entregue no início do período letivo de 2013, na semana passada. O Caderno do Professor que é utilizado para anotações das atividades escolares, traz informações sobre o calendário escolar bem como telefones das escolas e órgãos públicos. A Agenda do Aluno é utilizada para que sejam repassados os recados da escola para os pais. A secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko explica que tanto o caderno quanto a agenda ajudam em muito professores, alunos e pais nas atividades.  “É um recurso a mais para integrar a comunidade escolar, ajudando professores, alunos e pais e se organizarem e assim melhorar a educação”, destaca.

Cultura inscreve candidatos para o Festival Canta Palotina


Já estão abertas as inscrições para o Festival Canta Palotina, que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de março, no Centro Luterano de Eventos. Podem se inscrever intérpretes para as categorias Popular, Sertaneja, Gospel e Tradicionalista. Os interessados poderão se inscrever até o dia 8 de março na Biblioteca Pública Municipal Castro Alves. Os melhores colocados de cada categoria serão premiados.
Mais informações pelo telefone (44) 3913-1030.

Copel traz a Palotina Van da Eficiência Energética e leva orientações a crianças e professores


Os alunos da Escola Municipal Joaquim Monteiro Martins Franco tiveram uma aula diferente na última quarta-feira (20). A Van da Eficiência Energética da Copel estacionou na escola para uma série de apresentações especiais sobre os principais temas relacionados à produção e à distribuição de energia elétrica. Sob a orientação de técnicos da companhia, a Van da Eficiência Energética apresentou em seu interior uma sequência de painéis interativos, maquetes eletrônicas e efeitos luminosos que simularam o consumo e revelaram o caminho percorrido pela energia elétrica, desde a geração nas usinas até a chegada aos usuários finais. A atração permitiu também uma fácil compreensão sobre a importância do combate ao desperdício e também do uso seguro da eletricidade.
A responsável pela Agência da Copel de Palotina, Rosemary Santana, informou que o objetivo principal do trabalho com a Van da Eficiência Energética é divulgar que consumir com inteligência é o melhor caminho para preservar a natureza e causar o menor impacto. Ela explica que os alunos e professores também aprendem sobre os riscos que a energia elétrica traz. “Decidimos iniciar este trabalho com as escolas para que as crianças levem aos pais a importância de usarmos corretamente e energia elétrica”, frisa Rosemary ao informar que esta ação da Copel é realizada também para a comunidade. “Qualquer escola ou entidade pode solicitar a Van da Eficiência Energética”, cita. 
 Durante a permanência na Escola Joaquim, houve palestra e depois as crianças visitaram o interior da van para ver os diversos painéis que orientam sobre energia elétrica. Centenas de crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre energia elétrica. “É gratificante esse trabalho porque conseguimos levar a mensagem para todas as crianças e também para a comunidade sobre os benefícios e riscos da energia elétrica, ajudando assim a preservar o meio ambiente e salvar vidas”, destaca Rosemary. As explicações aos alunos e professores também foram dadas pelo técnico João Olders que elogiou o interesse da comunidade de Palotina pelo tema. Ao final das palestras as crianças receberam um kit com revista e jogo da memória que trazem orientações sobre energia elétrica.
A Van da Eficiência Energética atende 105 municípios do Paraná.

Estrutura
Durante a explanação os técnicos informaram às crianças e aos professores que o sistema elétrico da Copel é formado por 18 usinas geradoras (17 hidrelétricas e uma termelétrica), 393 subestações e aproximadamente 186 mil quilômetros de linhas de transmissão e redes de distribuição (o suficiente para dar quatro voltas ao redor do planeta). São mais de 3,9 milhões de endereços atendidos: praticamente 100% da população urbana e 98% da população rural do Estado têm o serviço da Copel à disposição.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

COMUNICADO IMPORTANTE

A Secretaria Municipal de Educação comunica que as aulas na Escola Municipal Joaquim Monteiro Marins Franco serão iniciadas somente no dia 18, segunda-feira da próxima semana. O adiamento se dá em função de melhorias que estão sendo realizadas na escola para melhor atender os alunos.
Nas demais escolas as aulas iniciam normalmente nesta quinta-feira, dia 14.