quinta-feira, 31 de julho de 2014

Palotina ganha bibliônibus para ampliar interesse pelos livros

Durante o desfile cívico realizado no dia 25 para comemorar o aniversário de Palotina, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura apresentou à comunidade o Bibliônibus. Um ônibus foi adaptado para servir como biblioteca itinerante. A secretária de Educação e Cultura de Palotina, Judith Sendtko, explica que o Bibliônibus nasceu de um grande sonho através do trabalho do Grupo Permanente de Incentivo à Leitura (GPIL), que há 4 anos vem desenvolvendo diversas ações de incentivo à leitura nas escolas do município. “O objetivo é continuar estimulando a leitura, começando pelos pequenos e chegando aos adultos para que possamos ter uma comunidade mais leitora”, explica.
O Bibliônibus estará disposição nas escolas e também na comunidade como um todo desenvolvendo o hábito e o prazer da leitura. O personagem central do bibliônibus, o herói da leitura , nasceu recentemente num concurso de logomarca promovido pelo GPIL entre os professores das três redes de ensino do município, sendo a ganhadora a jovem Larissa Mascarello , estudante da Unioeste e integrante do grupo.
Mostra

Todas as ações de fortalecimento da leitura realizadas durante o ano nas escolas e centros de educação infantil são expostas à comunidade e escolas na Mostra de leitura do GPIL que neste ano acontecerá nos mês de outubro.

Clássicos da Literatura abrilhantam desfile cívico em homenagem a Palotina


Para marcar a comemoração dos 54 anos de emancipação de Palotina, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com apoio das escolas, colégios e centros de Educação Infantil do município, realizou na última sexta-feira (25), um desfile cívico que atraiu milhares de pessoas ao centro da cidade. O desfile foi realizado na Avenida Presidente Kennedy.
Com o tema “Palotina Vive a Leitura – Viva os Clássicos da Literatura”, o desfile mostrou um show de criatividade com enfoque para grandes clássicos da literatura nacional. O desfile foi aberto pelo grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão que realizou show cultural na Praça Amadeo Piovesan. Também participaram da programação a Fanfarra de Nova Santa Rosa e a Fanfarra do Projeto Mais Educação da Escola Celino e do CEMIC.
Ao abrirem a programação o prefeito Jucenir Stentzler e o vice-prefeito Idenir Pedrinho Brum destacaram que as escolas proporcionaram um grande espetáculo brindando os 54 anos de emancipação de Palotina e os 61 anos de colonização do município desde a chegada das primeiras famílias. A secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, agradeceu o empenho dos professores e pais na realização do desfile.
Entre outras atrações, durante o desfile foi apresentado o Bibliônibus que vai reforçar as ações de incentivo à leitura no município em apoio ao Grupo Permanente de Incentivo à Leitura (GPIL).