domingo, 21 de abril de 2013

Projeto une Aquariologia e artes na Escola Gasparzinho


No seu terceiro ano de funcionamento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto de extensão “Aquariologia no Ensino de Ciências em Escolas do Município de Palotina” foi montado pela primeira vez na Escola de Artes Gasparzinho com crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. O objetivo será trabalhar questões referentes a atitudes e procedimentos no aprendizado das crianças, visando deter a atenção e capacidade de observação utilizando o aquário como ferramenta didática para os estudos de fauna e flora, além do desenvolvimento da coordenação motora em atividades artísticas, conciliando com noções de responsabilidade ecológica
As palestras com duração máxima de 20 minutos serão ministradas quinzenalmente pelos alunos bolsistas do Curso Superior em Tecnologia de Aquicultura da UFPR, seguidas de uma atividade lúdica preparadas pelo coordenador professor Dr. Leandro Portz, juntamente com a coordenadora da Escola, professora Gladis Kolln para fixação do conteúdo. A idéia será desenvolver trabalhos de artes com o tema utilizando material reciclado, dobraduras, pinturas e trabalhos manuais, que serão expostos no final do ano.
Segundo o professor Leandro, a Aquariologia é um tema novo em escolas e Universidades do Brasil e ajuda no interesse e desenvolvimento da atividade do Aquarismo para economia regional, pois divulga o hobby que é muito praticado em países dos EUA, Europa e Ásia onde as crianças desde cedo tem contato com a vida aquática, incentivando assim noções de ecologia e preservação dos rios e mananciais de microbacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário