sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escolas de Palotina ganham medalha de ouro nas Olimpíadas de Astronomia



Alunos da Escola Vitorino Roggia: 
quatro medalhas de ouro
As caras de suspense são inegáveis. As crianças esperam ansiosas pelo resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e com os olhos brilhando, imaginam-se ganhadores das medalhas expostas sobre a mesa da escola. Esta cena se repetiu algumas vezes nas escolas de Palotina nas últimas semanas de outubro e na primeira semana de
novembro, quando a coordenação da OBA divulgou o resultado nacional.
Em Palotina algumas escolas se destacaram, levando medalhas de ouro, prata e bronze. Foi o caso do Colégio Cecília Meireles (uma medalha de ouro), Escola Municipal Monteiro Lobato (uma medalha de ouro) e Escola Municipal Vitorino Roggia (quatro medalhas de ouro).
No caso do Vitorino, as quatro medalhas de ouro indicam crescimento de 100% no número de medalhas de ouro ganhas: em 2010 a mesma escola ganhou 2 medalhas. Fora isso, o Vitorino também ganhou mais duas de prata e cinco de bronze, e o Monteiro Lobato, três de prata e sete de bronze.
Destaque para os alunos que ganharam as de ouro na Escola Vitorino: Natalia Padilha, Maria Heloisa Santos, Karine Florencio, Jefersom Rolber. No Monteiro Lobato, a de ouro foi para a aluna com a melhor pontuação na escola, Annie Gabriele Alves Oliveira. No Vitorino, os professores responsáveis pelo feito são Nilza Klug, do 5o. ano e Valéria Ribeiro, do 4o. ano, juntamente com o diretor Jorge Rafael Bach. Uma das coisas mais importantes é que os alunos que participaram e receberam distinção na OBA, tirando nota considerável na prova da olimpíada, todos ganharam certificados de Menção Honrosa. Praticamente todos os alunos de 5o ano das escolas citadas receberam o certificado.
Trabalharam como colaboradores nas escolas os integrantes do projeto "Astronomia para Todos" da UFPR, coordenado pelo prof. Carlos Coimbra e a Secretaria de Educação de Palotina. Os principais colaboradores do projeto pertencem a cursos de graduação da UFPR. Entre eles se destacam Leandro Maurente, Gracy Mazuhovitz, Helio Favero, Lilian Madalena, Luana Lenhard, Raquel Baioco, Isabel Pastore, Luana Miotto, Rafael Duarte de Lima e Joel Rodrigues. "O resultado da OBA em Palotina traz o reflexo de que o assunto Astronomia está sendo levado muito a sério pelas crianças, e ao mesmo tempo estimula a busca sobre o assunto e a curiosidade sobre o universo que nos cerca, tornando nossas crianças cientistas ou astronautas em potencial", comentou Carlos Coimbra, sobre o excelente resultado obtidos pelos estudantes palotinenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário