sexta-feira, 11 de novembro de 2011

UFPR realiza vestibular 2011 no domingo


Vestibular da UFPR será domingo (Foto: Reprodução)
A Universidade Federal do Paraná realiza no domingo, 13, a primeira fase do processo seletivo 2012. O Vestibular ocorre em 29 espaços na capital, espalhados por diversos bairros, além de dois em Palotina.
O local com maior número de candidatos é a Pontifícia Universidade Católica (PUC), que irá receber 10.353 alunos. Dentro da UFPR, os campi Reitoria, Politécnico, Botânico e Agrárias, além do Setor de Saúde, no Alto da Glória, também receberão os vestibulandos. Em Palotina o vestibular será realizado no Campus. Um total de 1.189 candidatos disputam as vagas nos seis cursos existentes: Medicina Veterinária, Agronomia, Ciências Biológicas, Tecnologia em Biocombustíveis, tecnologia em Aquicultura e tecnologia em Biotecnologia.
O coordenador do Núcleo de Concursos, Raul Von der Heyde, destaca o fato de este ano ter o maior número de inscritos - 50.057 - desde 2004 e espera que, como nos anos anteriores, tudo ocorra normalmente. "Os candidatos precisam estar calmos, tranquilos, para que possam realizar a prova sem pressa e conquistar a entrada na UFPR", aponta.
Nesta primeira fase, os estudantes precisam resolver 80 questões de conhecimentos gerais, no formato múltipla escolha, dentro do prazo de cinco horas - das 14h às 19h. Em relação aos horários, os estudantes devem estar bem atentos. Os portões abrem às 12h45 e serão fechados às 13h30. "Quem não conhece o local de realização da prova deve aproveitar o sábado para passar em frente, descobrir o melhor caminho e até mesmo calcular quanto tempo precisa para chegar", comenta o coordenador.
Ele ainda destaca que os candidatos precisam estar cientes de que, no dia da prova, o movimento em torno dos locais é muito maior, por isso deve haver uma folga neste tempo previsto. "É melhor chegar antes e esperar os portões abrirem a perder a prova por dois ou três minutos", garante.
O início das provas, no entanto, é às 14 horas. É importante lembrar que, para a realização do processo, os estudantes devem portar documento de identidade, comprovante de ensalamento, caneta preta, lápis ou lapiseira e borracha.
Além disso, não é permitido ao candidato manter em seu poder relógios e aparelhos eletrônicos como celular, calculadora e MP3; utilizar bonés, gorros ou chapéus; alimentar-se dentro da sala de provas (aqueles que, por questões médicas, necessitarem, devem solicitar ao aplicador o encaminhamento à sala de inspeção); e comunicar-se com outro candidato ou utilizar qualquer tipo de material de consulta.
O horário mínimo para saída é às 15h30 e, o máximo, às 19h. Após o término da realização das provas, no próprio dia 13, será divulgado o gabarito provisório das questões objetivas no site do Núcleo de Concursos.
O resultado desta primeira fase será divulgado até o dia 30 de novembro, também no site. Os estudantes que forem convocados para a segunda fase realizarão as provas nos dias 11 e 12 de dezembro.
Para a emissão do comprovante de ensalamento para a primeira fase o candidato deve acessar o site do Núcleo de Concurso (www.nc.ufpr.br), ter em mãos o número de protocolo e também o do RG, além da data de nascimento. No site os estudantes podem também consultar a relação candidato/vaga para o curso pretendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário