sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Escolas Municipais de Palotina contam com lousa digital


Lousa digital em teste
As escolas municipais de Palotina passam a contar com uma importante ferramenta para incrementar o ensino. Trata-se da lousa digital, adquirida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e repassada às nove escolas da Rede. Os equipamentos já estão disponíveis e os professores estão recebendo informações sobre manuseio e como aproveitar ao máximo os recursos disponíveis. No dia 14 técnicos da empresa INMadia estiveram na Secretaria Municipal de Educação para repassar algumas informações sobre o funcionamento da tecnologia. A secretária de Educação, Judith Sendtko explica que a lousa digital vai ajudar os professores a incrementar as atividades pedagógicas para melhorar ainda mais a educação. Judith lembra que o município dá um passo à frente ao introduzir esta tecnologia e lembra que na década passada Palotina fez história a ser uma das primeiras cidades a disponibilizar computadores para uso dos alunos. “Nossas escolas e professores estão inseridos nesta era digital e os recursos colocados à disposição agora visam ajudá-los a melhorar ainda mais a educação”, frisa a secretária ao citar que antes do início das aulas as escolas também receberam outros equipamentos como notebooks, projetores e outros itens.

O que é - A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail. (Informações técnicas Revista Escola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário