quinta-feira, 31 de maio de 2012

Escolas municipais de Palotina passam a contar com mesas alfabetizadoras


O município de Palotina está disponibilizando mais uma importante ferramenta para auxiliar na educação das crianças vinculadas à Rede Municipal de Ensino. Depois de inovar com a aquisição da Lousa Digital, disponibilizada para todas as escolas, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu mesas alfabetizadoras que também estarão à disposição dos professores. Durante esta semana foi realizada uma capacitação para os profissionais da área de educação que vão utilizar o equipamento que inicialmente serão disponibilizados para as salas de apoio das escolas, mas que poderá ser utilizado para as atividades do dia-a-dia da educação. A capacitação envolveu professores das salas de apoio, de informática e equipe pedagógica.

A tecnologia será disponibilizada para as nove escolas municipais e também para o Cemic de Palotina. A secretária de Educação, Judith Sendtko, destaca que a capacitação é importante porque se trata de uma tecnologia nova. Ela ressalta o fato de Palotina sair na frente ao buscar introduzir a ferramenta no processo de ensino, a exemplo da lousa digital. “Estes recursos tecnológicos visam melhorar ainda mais a educação em nosso município. Nossos professores já realizam um trabalho importante, sempre inovando na forma de educar. Com os recursos da tecnologia vamos aperfeiçoar ainda mais o trabalho”, destaca a secretária.
 
Como funciona - As mesas educacionais Alfabeto fazem da tecnologia o instrumento perfeito para aquisição de novos conhecimentos. Em um módulo eletrônico, encaixando blocos coloridos, de forma lúdica e inovadora, o aluno aprende brincando conceitos e habilidades fundamentais de Língua Portuguesa e Matemática. À medida que são encaixadas, as letras são reconhecidas por um software especial e aparecem na tela do computador. Dessa forma, as crianças participam de atividades interativas, aprendendo a reconhecer o alfabeto, construir palavras, encontrar significados descobrir acentos e interpretar textos.
O uso de materiais concretos, animações, vídeos e recursos sonoros favorece a criação de um ambiente criativo e estimulante, o que aumenta a efetividade da aprendizagem. Podem ser usadas por até seis alunos ao mesmo tempo e incentivam valores como colaboração, espírito de equipe e troca de conhecimentos, além de favorecer a socialização e o desenvolvimento de atividades em grupo. 

4 comentários:

  1. Super interessante e gostaria de informações de como adquirir desta mesa, para a escola infantil de minha esposa.

    ResponderExcluir
  2. Como posso adquirir essa mesa para sala de recursos da mensagem na escola?

    ResponderExcluir
  3. ola gostaria de saber onde posso comprar essa mesa alfabetizadora

    ResponderExcluir