sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretaria de Educação e Cultura de Palotina realiza diagnóstico nutricional dos estudantes


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Palotina realizou um diagnóstico nutricional dos estudantes lotados na Rede Municipal de Ensino. O diagnóstico foi um trabalho conjunto dos professores de educação física que realizaram a coleta de dados e o setor de nutrição realizou o diagnóstico. Estes dados serão utilizados para direcionar atividades na área de educação nutricional.
No decorrer do ano de 2011 os professores de educação física da rede pública municipal realizaram a coleta dos dados antropométricos (peso e altura) e calculo do IMC (Índice de Massa Corporal) dos seus respectivos alunos. Estes dados foram encaminhados ao setor de nutrição da Secretaria de Educação e Cultura que realizou então o diagnóstico do estado nutricional dos alunos.
Foram avaliados 1495 alunos, o que corresponde a 72.25% dos alunos da rede pública municipal. Destes, 180 (12.04%) encontram-se em estado nutricional de obesidade, 223 (14.91%) em sobrepeso, 719 (48.09%) eutrofia (normal), 214 (14.31%) risco nutricional e 159 (10.63%) em baixo peso.
A nutricionista da secretaria, Daniela Nava da Palma, explica que este primeiro diagnóstico vai servir de referência para as próximas avaliações. “O que nos chama atenção, é o número de alunos que encontram-se acima do peso (obesidade ou sobrepeso), sendo 403 alunos (26.95%), haja vista os problemas de saúde que podem acompanhar este aumento de peso, como problemas ósseos, hipertensão, diabetes, dislipidemias, entre outras. Neste sentido já programa-se nas escolas palestras educativas com os alunos, orientações individualizadas aos pais, merendeiras e toda equipe da escola”, diz.
A Secretaria de Educação encaminhará o aluno cujo peso é inadequado para sua idade para atendimento com nutricionista na Secretaria de Saúde. “Este trabalho é importante para melhor conduta na elaboração de cardápios para o lanche servido nas escolas, lembrando como é importante para o desenvolvimento intelectual da criança que ela receba uma pequena refeição no período em que se encontra na escola”, frisa. Daniela diz que esta alimentação deve suprir 20% das necessidades energéticas, se tratando da escola e 70% das necessidades energéticas nos Centros de Educação Infantil, onde as crianças permanecem em período integral realizando quatro refeições diárias. “É bom lembrar que a merenda servida é de ótima qualidade e boa variedade o que contribui na formação de bons hábitos alimentares e na saúde das crianças”, conclui.

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