quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Palotina sedia Mostra de Leitura e Virada Cultural


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Grupo Permanente de Incentivo à Leitura de Palotina (GPIL) realizam a 1ª. Mostra de Leitura e 2ª. Virada Cultural. A programação será aberta nesta quinta-feira à noite e prosseguirá até domingo com diversas atividades que serão realizadas no Teatro Municipal Ludovico Riedi e em seu entorno. Os eventos servirão para mostrar as ações realizadas no município visando fomentar o incentivo à leitura e também enaltecer os talentos culturais. A secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, destaca que são eventos que vão mobilizar um grande contingente de pessoas e refletirão o bom trabalho realizado município. “Nossos professores, funcionários, pais, alunos e voluntários, se dedicaram para preparar com muito carinho esta programação para nossa comunidade”, destaca Judith ao convidar a população a prestigiar os eventos.

Atrativos

A programação foi aberta com apresentação do Coral São Pedro e lançamento dos livros dos autores Adroaldo Bittencourt e Maria das Graças Bittencourt. Também ocorreu a abertura das comemorações do 20º. Aniversário do Campus Palotina e foi aberta a Feira do Livro.
Para esta sexta-feira estão programados diversos eventos como mostras, feiras, palestras, exposições e a atividade Hora do Conto em que são contadas histórias. A programação será realizada das 8h às 21h. No sábado as atividades serão realizadas das 9h às 16h e no domingo às 14h.



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Concurso Biblioteca Escolar


Na última semana a direção da Escola Municipal Padre Vitorino Roggia efetuou a entrega da premiação para os alunos classificados em um concurso promovido pela Biblioteca da Escola. Na ocasião da premiação estiveram presentes a secretária de Educação, Judith Sendtko e a diretora da escola, Franciele Hack Sendtko, além de professores e pais.
Os destaques foram: Categoria Desenho II – Erica Batista Nascimento (Classe Especial); Categoria Desenho I – Letícia Lemes Raide (1º. Ano); Categoria Frases – Vitória Elisa Brinckmann (2º. Ano); Categoria Acróstico de Palavras – Leonardo de Oliveira (3º. Ano); Categoria Acróstico de Frases – Ana Caroline da Silveira Torres (4º. Ano) e categoria produção de Texto – Paola Cristini de Oliveira Silva (5º. Ano).

Jogos de Integração envolve Clubes de Mães de Palotina


No último sábado aconteceu a quarta edição dos Jogos de Integração dos Clubes de Mães de Palotina, numa realização do Provopar Municipal. O evento foi realizado no santuário Nossa Senhora da Salette em diversas modalidades. Mais de 500 mulheres de todos os Clubes de Mães do município participaram das competições que marcaram o encerrado das atividades do ano.
A presidente do Provopar, Márcia Biff Sabadin, avaliou que os jogos atingiram os objetivos de promover a integração das mulheres, incentivando a prática de esporte e troca de experiências. Os clubes desenvolvem ao longo do ano diversas atividades, tendo apoio do município para suas ações.

Lançado o livro “Imigração Alemã no Paraná – 180 anos”


A história da presença germânica no Paraná acaba de ganhar um importante documento, com o lançamento do livro “IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO Paraná – 180 ANOS”.  O evento de lançamento, realizado recentemente, teve a coordenação de Harto Viteck, organizador da obra, e contou com a presença do deputado estadual Elio Rusch (DEM), presidente da Comissão Organizadora dos Festejos dos 180 Anos da Imigração Alemã no Paraná, além de co-autores da obra e outras autoridades.
O livro foi financiado com apoio da Lei Rouanet, contando com os patrocínios da Souza Cruz, Copel e Caminhos do Paraná. A publicação foi viabilizada e editada através da Quixote Art & Eventos e da Editora Germânica. São 380 páginas, com oito capítulos, resgatando a história da presença germânica no estado. O capítulo que trata da região oeste leva a assinatura dos professores Valdir Gregory e Marcos Nestor Stein, da Unioeste, sob o título “Migrações e Germanidade”.
O lançamento do livro será feito, ainda, em outras cidades, como Curitiba, Rio Negro, Rolândia, Colônia Witmarsum (Palmeira) e Colônia Entre Rios (Guarapuava).

Campanha de Incentivo Fiscal visa captar doações de contribuintes palotinense


Já está em vigor em Palotina a Campanha de Incentivo Fiscal/Imposto de Renda 2012 que tem o objetivo de conscientizar os contribuintes sobre a importância da doação de parte do imposto devido à União. Anualmente esta campanha vem sendo realizada e os resultados são positivos, pois os recursos gerados garantem a execução de projetos de entidades que atendem ou defendem os interesses de crianças, adolescentes e idosos do município. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido enquanto que o limite para as empresas é de até 1%.
A campanha conta com apoio de vários parceiros, entre eles a Associação dos Contadores de Palotina e Sicoob. Os contribuintes interessados em destinar parte do imposto devido a projetos sociais devem procurar os contadores para obter orientação. As doações, que vão diretamente a fundos específicos.

Objetivos – A campanha de Incentivo Fiscal visa informar e estimular a antecipação de parte do imposto de renda devido de pessoas físicas e pessoas jurídicas. Os valores arrecadados são depositados nos fundos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Direitos dos Idosos. Quando o contribuinte paga o imposto sem fazer destinação ao fundo, o imposto arrecadado vai para a União.
Mais informações sobre a campanha e a maneira correta de fazer a doação, basta entrar em contato pelo telefone 3649-3837.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Condecoração do Projeto Fazendo Escola

A Secretaria Municipal de Educação também marcou presença na solenidade de condecoração dos Repórteres Mirins e Repórteres Colaboradores do Projeto Fazendo Escola, desenvolvido pelo Jornal Folha de Palotina, em parceria com o município.


CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Estudantes da Escola Celino tem dia de cidadania na Câmara de Palotina


Na manhã desta quinta-feira (8) alunos do quarto ano matutino da Escola Municipal Celino Rocha de Araújo, localizada no Jardim Primavera, visitaram a Câmara de Vereadores, acompanhados da professora Luciane Morandi; estagiária Adriele Souza Keller e auxiliar de estagiária Tainara Dallacort.
A turma foi recebida pelo vereador e prefeito eleito Jucenir Stentzler e vereador Osvaldo Paulino de Freitas (Val). Os alunos receberam informações sobre as atividades do Legislativo e visitaram o plenário onde são realizadas as sessões e também conheceram a sala de comissões, biblioteca, sala da presidência e Galeria de Vereadores. 
A professora Luciane enalteceu que a visita foi enriquecedora porque os alunos viram na prática o que aprendem em sala de aula. O estudo sobre o Legislativo faz parte do conteúdo de história.

Estudantes da Escola Leonardo visitam a Câmara de Palotina


Na manhã desta quarta-feira (7) a turma do quarto ano matutino da Escola Municipal Leonardo Da Vinci, localizada no bairro Pioneiro, esteve visitando a Câmara de Vereadores de Palotina. Os alunos estiveram acompanhados da professora Juliana Konrad de Souza e da estagiária Sueli Gomes Salino. Recebidos pelos vereadores Jucenir Leandro Stentzler e Osvaldo Paulino de Freitas (Val), os estudantes conheceram todos os setores do Legislativo Municipal. No plenário, onde são realizadas as sessões, os alunos tiveram uma palestra sobre o funcionamento do Legislativo e as atribuições dos vereadores.
A professora Juliana agradeceu a recepção e também a atenção dada aos alunos e ressaltou que a visita faz parte da complementação do estudo de história e geografia. Os alunos visitaram também a Prefeitura para saber como funciona o Poder Executivo.

Grupo de Incentivo tem atividades e inicia preparativos para mostra


Recentemente aconteceu na biblioteca do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, o encontro do Grupo Permanente de Incentivo à Leitura de Palotina (GPIL).
Durante o encontro, e equipe do colégio apresentou as ações que foram planejadas para este semestre para incentivar a leitura. Os participantes também fizeram uma reflexão sobre o Dia do Livro (29/10) e foram conhecidas atividades referentes ao Dia da Biblioteca Escolar. Também foi discutida a organização da 1ª. Mostra de Leitura que será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no Teatro Municipal Ludovico Riedi. A programação será aberta no dia 29, às 20h com início da Feira de Livros. No dia 30 as atividades serão realizadas das 8h às 21h, dentro e fora do teatro. Neste evento cada escola participante do GPIL irá apresentar sua forma de incentivo à leitura em estandes e além disso, serão realizadas outras atrações culturais. A coordenação do GPIL informa que este evento será um grande momento para que a comunidade possa conhecer e incentivar os projetos de leitura. “Queremos formar uma consciência leitora, que é um trabalho lento, árduo, mas muito gratificante, pois uma comunidade leitora é uma comunidade que sonha com um país mais digno”, destaca a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Aparecida Bortoloso.

Você está comendo a quantidade adequada?

Para poder responder a esta pergunta, o profissional nutricionista, irá lhe ajudar.
É difícil saber qual a quantidade contida em uma porção, se é uma fatia, uma xícara, um copo, uma concha ou uma colher de sopa? Para cada alimento, existe um padrão estabelecido por nutricionistas baseado no valor calórico e na pirâmide dos alimentos.
Mas o que é uma porção?
A “porção alimentar” é calculada a partir das calorias que os alimentos oferecem. Para cada grupo alimentar, a porção alimentar também vai variar.
Uma porção de manteiga, por exemplo, equivale a meia colher de sopa. Uma unidade de pão francês é uma porção, uma fatia média de queijo branco também, assim como uma xícara de chá de leite (de preferência, desnatado), uma concha de feijão e quatro colheres de sopa de arroz.
Conheça as porções alimentares que compõe o nosso almoço:
ARROZ = 4 colheres de sopa (100g) (combinação perfeita: 2 partes de arroz para 1 parte de feijão);
FEIJÃO = 1 concha pequena (50g);
CARNE = 1 bife pequeno (100g) – tamanho aproximado a “uma palma da mão”;
LEGUMES = 4 colheres de sopa (100g);
VERDURAS = a vontade (100g);
AZEITE DE OLIVA (extra virgem) = 1 colher de sobremesa (8 ml);
O corpo humano necessita de energia suficiente ao seu bom funcionamento, durante todo o dia. E essa quantidade de energia (alimentos) depende da idade, sexo, patologias e estilo de vida de cada indivíduo e para isso é preciso se alimentar 6 vezes por dia.  O porcentual ideal de calorias que devem ser consumidas, durante o dia são:
Desjejum (café da manhã) - 25%
Lanche da manhã - 5%
Almoço - 30%
Lanche da tarde - 15%
Jantar - 20%
Ceia - 5%
E para esclarecer melhor sobre o assunto e destacar qual a recomendação diária de cereais, frutas, verduras, óleos, carnes, ovos e doces, visualize a figura abaixo.
Fonte: Grupo de Estudo das Nutricionistas – Palotina/PR 
           

Programa de Prevenção à Gravidez é concluído com êxito


No último dia 5 aconteceu o encerramento das atividades relativas ao ano de 2012 do Programa de Prevenção de Gravidez na Adolescência (PPGA). O programa conta com a participação de cerca de 100 alunos do 6º ao 9º ano das escolas Tancredo Neves e Santa Terezinha e colégios Barão do Rio Branco, Santo Agostinho, Gabriela Mistral, Cecília Meireles e Ceeduc.
Por ocasião do encerramento foram realizadas três oficinas com os temas “Questões de Gêneros”, ministrado pela professora Magda de Carli; “Violência no Trânsito”, com a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Marlene Rubert e “Namoro”, abordado pela psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Patricia Schneider.
O programa tem como maior objetivo a conscientização dos adolescentes visando a diminuição da gravidez na adolescência em Palotina. Presente ao evento, a secretária de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten, disse que no ano de 2011 diminuiu o índice de gravidez na adolescência, o que é considerado um avanço. No entanto, ela ressaltou que as adolescentes estão engravidando cada vez mais cedo, o que causa uma preocupação uma vez que a gestação na adolescência é considerada de risco. Tanto a Secretaria de Saúde como de Educação possuem interesse na continuidade do projeto no ano de 2013, pois se percebe que os objetivos estão sendo atingidos. As ações visam reduzir ainda mais os índices. 
O encerramento também contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko. Ela registrou que o esforço de todas as pessoas envolvidas, sejam pais, professores, voluntários e os adolescentes, traz como resultado uma maior conscientização em Palotina e que esse trabalho deve continuar. 

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Fazendo Escola condecora estudantes na sexta

Na sexta-feira serão condecorados os alunos que se destacaram no Projeto Fazendo Escola, do Jornal Folha de Palotina. O evento será realizado no Avenida Tênis Clube, a partir das 19h30. Alunos das escolas municipais estarão recebendo certificado por terem trabalhos publicados no jornal ao longo do ano.

Grupo de Incentivo tem atividades e inicia preparativos para mostra


Recentemente aconteceu na biblioteca do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, o encontro do Grupo Permanente de Incentivo à Leitura de Palotina (GPIL).
Durante o encontro, e equipe do colégio apresentou as ações que foram planejadas para este semestre para incentivar a leitura. Os participantes também fizeram uma reflexão sobre o Dia do Livro (29/10) e foram conhecidas atividades referentes ao Dia da Biblioteca Escolar. Também foi discutida a organização da 1ª. Mostra de Leitura que será realizada nos dias 29 e 30 deste mês, no Teatro Municipal Ludovico Riedi. A programação será aberta no dia 29, às 20h com início da Feira de Livros. No dia 30 as atividades serão realizadas das 8h às 21h, dentro e fora do teatro. Neste evento cada escola participante do GPIL irá apresentar sua forma de incentivo à leitura em estandes e além disso, serão realizadas outras atrações culturais. A coordenação do GPIL informa que este evento será um grande momento para que a comunidade possa conhecer e incentivar os projetos de leitura. “Queremos formar uma consciência leitora, que é um trabalho lento, árduo, mas muito gratificante, pois uma comunidade leitora é uma comunidade que sonha com um país mais digno”, destaca a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Maria Aparecida Bortoloso.